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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IFSC
 
Disciplina: 7600001 - Inovação e Empreendedorismo
Innovation and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos, estimulando e dando ferramentas àqueles cuja vocação profissional estiver direcionada à criação de um empreendimento. Entretanto, o curso visa também despertar os alunos para o espírito empreendedor num contexto global, estimulando o intra-empreendedorismo e não somente em abertura de negócios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2746423 - Jarbas Caiado de Castro Neto
79360 - Vanderlei Salvador Bagnato
 
Programa Resumido
Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase na análise do negócio, perfil do empreendedor, sistema de gerenciamento, técnicas de negociação, planejamento estratégico e administração estratégica, qualidade e competitividade: 
01 AULA sobre perspectiva do empreendedorismo: conheça a carreira empreendedora e modelagem de negócio; Mecanismos de apoio aos empreendedores (Habitats de Inovação)
01 AULA sobre Planejamento e Estratégia Financeira;
01 AULA sobre Escalabilidade e Vendendo seu produto/ serviço;
01 AULA sobre Plano de Negócios e Validação de Protótipo;
01 AULA dedicada à apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos ao longo da disciplina.
 
 
 
Programa
O programa, a definição da quantidade de encontros presenciais e carga horária podem ser ajustados conforme necessidades de cada turma: 
- Introdução: Conheça a carreira empreendedora;
- Explore o perfil empreendedor;
- Conheça a história de empreendedores brasileiros;
- Introdução: Como criar negócios de alto crescimento;
- Business Model Generation (Canvas);
- Processo Lean Start up (Descoberta de clientes e validação de clientes);
- Desenvolvimento de protótipo mínimo viável;
- Planejar produto/serviço;
- Palestras com empreendedores.

1 - Conheça a Carreira Empreendedora, Modelagem de Negócio e mecanismos de apoio aos empreendedores:
- Explore o perfil empreendedor;
- Empreendedores brasileiros;
- Introdução: Como criar negócios de alto crescimento;
- Business Model Generation (CANVAS);
- Processo Lean Start up (Descoberta de clientes e validação de clientes);
- Desenvolvimento de protótipo mínimo viável;
- Planejar produto/serviço;
- Habitat de Inovação;
- Palestras com empreendedores.

2 - Planejamento e Estratégia Financeira
- Pesquisa e análise de mercado;
- Estratégias e ações para atingir o mercado;
- Análise Concorrência;
- Precificação;
- Estimar custos iniciais;
- Fluxo de Caixa;
- Lucratividade;
- Caixa: projeção de vendas;
- Formas para financiar o início do seu negócio;
- Aspectos legais para a abertura do seu negócio;
- Palestras com empreendedores.

3 - Escalabilidade e Vendendo seu produto/serviço
- Como criar negócios de alto crescimento
- Modelos para escalar seu negócio;
- Quatro principais formas para inovar no seu negócio: Processo, Produto/Serviço, Posicionamento e Modelo de Negócio;
- Como elaborar uma estratégia futura;
- Investimentos: necessidades e fontes de captação;
- Estratégia de vendas;
- Pitch de vendas;
- Preparação para reuniões;
- Ciclo de vendas;
- Tipos de abordagem;
- Relacionamento com cliente;
- Gente e Gestão: estrutura do negócio;
- Palestras com empreendedores.

4 - Plano de Negócios e Validação de Protótipo
- Plano de Negócios;
- Como fazer pitches para diferentes públicos e apresentações;
- A importância da identificação de métricas para startups;
- Palestras com empreendedores.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos, executados alguns em classe e outros fora de classe. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre. Sendo assim o método de avaliação será assim representado:
Atividades Presenciais apresentadas a cada aula (5% por atividade totalizando 25%) + 1ª rodada de CANVAS (20%) + 2ª rodada de CANVAS (20%) + Sumário Executivo (20%) e Pitch (15%)
A frequência do aluno será computada pelo registro de presença nas aulas presenciais, bem como, acesso nas aulas da plataforma eletrônica. Para aprovação o estudante deverá contabilizar 85% de presença nos encontros presenciais e acesso às atividades virtuais. A frequência virtual é definida como sendo o número de atividades virtuais validadas pelo Tutor e entregues dentro do prazo, dividido pelo número total de propostas.

As atividades serão presenciais e virtuais.

Atividades Virtuais:
- Assistir as vídeo-aulas e realizar as leituras dos materiais disponibilizados na plataforma virtual.
- Realizar as atividades virtuais propostas.
- Participar ativamente das atividades propostas nos fóruns de discussão.
- Entregar o trabalho final de módulo na aula presencial seguinte (5 trabalhos, valendo até 5% cada, totalizando 25%)

Atividades Presenciais:
- 1ª rodada de apresentação do Business Model Canvas (até 20%)
- 2ª rodada de apresentação do Business Model Canvas (até 20%)
- Entrega do Sumário Executivo do Projeto Impresso (até 20%)
- Apresentação oral do empreendimento - Pitch (até 15%)

As atividades online consistirão em: Vídeo aulas, Pesquisa e Discussão de casos, Leituras orientadas
Critério
Execução das atividades propostas.
Norma de Recuperação
Devido às caracteristícas da disciplina NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
CECCONELO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. Ed. Saraiva, 1ª edição, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – dando asas ao espírito empreendedor. Ed. Saraiva, 3ª edição, 2008.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael, P.; SHEPHERD, Dean A. Tradução Teresa Felix de Souza. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
OSTERWALDER, Alexander. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation. Editora Alta Books, 2011.
TIMMONS; Jeffry A.; DORNELAS, José carlos Assis; SPINELLI, Stephen. A criação de novos negócios – empreendedorismo para o século 21. Editora: Campus. 2010.

Bibliografia Complementar:
BERNARDES, Cyro. Você pode criar empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Elsevier/Campus: Rio de Janeiro, 2007.
FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos (orgs). São Paulo: Cengage Laerning, 2008.
FILION, L.J.; Visão e Relações: Elementos para um Metamodelo da Atividade Empreendedora. International Small Business Journal, 1991. Traduação de Costa, S.R.
FILION, L.J.; - O planejamento do seu Sistema de Aprendizagem Empresarial: Identifique uma Visão e Avalie o seu Sistema de Relações. Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul/set. 1991, pag. 31(3): 63:71.
Giave/Fgv, Cadernos - 11 Mapeamento de Negócios, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
Ciage/Fgv, Cadernos - 12 Projeto Básico de Negócios, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
Harvard Business Review, Trials and Rewards of the Entrepreneur. (a.K.a.) "TRE".
INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR. Bota pra Fazer – de empreendedor para empreendedor. Crie seu negócio de alto impacto. Metodologia Kauffaman – FastTrac. 1ª publicação, 2010, Rio de Janeiro, Brasil.
INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto: conceitos e lições dos 51 empreendedores mais bem sucedidos do Brasil. 18ª reimpressão, publicação versão de 2009, Editora Elsevier, 2005, Rio de Janeiro, Brasil.
LUECKE, Richard. Ferramentas para empreendedores. Harvard Business Essentials. Record: Rio de Janeiro, 2007.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações – aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2004. ACH2008 – Empreendedorismo para Informática/v.7 - 2014
MARCOVITCH, J. 2003. Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, Vol. I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 320 páginas;
MARCOVITCH, J. 2005. Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil, Vol. II. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 328 páginas.
Plano De Negócio Ciage/Fgv, Cadernos - 9 - Plano de Investimento, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1992.
PINCHOT GIFFORD, PELLMAN, RON. Intra-empreendedorismo na prática: um guia de inovação. Campus: 2004.
SANTOS. S.A. e CUNHA, N.C.V (orgs.). 2005. Empresas de Base Tecnológica: Conceitos, instrumentos e recursos. São Paulo: Unicorpore.


Sites de pesquisa:
1. www.iamot.org
2. www.iriinc.org
3. www.anpei.org.br
4. http://www.investimentos.sp.gov.br
5. www.babson.com.br - ensino de Empreendedorismo – artigos
6. www.empreendermelhor.com.br - artigos sobre Empreendedorismo e Criatividade
7. www.endeavor.com.br - artigos sobre Empreendedorismo
8. www.empreendedor.com.br - Revista on-line de Empreendedorismo
9. www.innovplace.saska.toon.sk.ca - Site Internacional sobre Empreendedorismo
10. www.anprotec.org.br - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
11. www.institutomvc.com.br - artigos diversos sobre Estratégia e Criatividade
12. www.idesa.org.br - Artigos e eventos sobre Empreendedorismo e Inovação na área sócio-ambiental
13. www.sebrae.com.br - artigos, cursos, incubadoras e empreendedorismo
14. www.lensminarelli.com.br - artigos sobre aconselhamento de carreira
15. www.aapsa.com.br - Associação dos Administradores de Pessoal
16. www.aparh.org.br - Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos

Revistas Técnico-científicas Genéricas
- Academy of Management Review
- California Management Review
- Harvard Business Review
- Long Range Planning
- MIT Sloan Management Review
- RAUSP - Revista de Administração
- RAE - Revista de Administração de Empresas
- RAC - Revista de Administração Contemporânea
- Strategic Management Journal
 

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