Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IFSC
 
Disciplina: 7600106 - Física
Physics

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Transmitir noções de Física dentro de um enfoque fenomenológico e intuitivo. O objetivo geral da disciplina é que os estudantes reconheçam a importância do estudo da física na prática profissional do(a) arquiteto(a). O programa compreende tópicos relevantes para a formação dos profissionais de arquitetura, como os de equilíbrio estático, energia e transferência de calor, acústica e iluminação. Os conceitos fundamentais são ilustrados com demonstrações e exemplos dando ênfase as aplicações relacionadas à prática em arquitetura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
79137 - Jose Pedro Donoso Gonzalez
 
Programa Resumido
Introdução; Noções básicas sobre a estrutura e constituintes da matéria; Mecânica: Condições de equilíbrio; Calor e Termodinâmica: Transmissão de Calor. Espectro eletromagnético. Radiação solar; Acústica: Onda de som. Propagação do som. Qualidades do som. Acústica de ambientes; Iluminação: Medidas de intensidade luminosa. Normas de iluminação.
 
 
 
Programa
Introdução: A estrutura e a linguagem da Física. Grandezas físicas, dimensões e unidades. Noções básicas sobre a estrutura e constituintes da matéria. Cristais, cerâmicas, vidros, polímeros e plásticos, cimentos e concreto. Mecânica: Equilíbrio estático e análise de estruturas simples. Condições de equilíbrio. Momento de forças (torque). Elasticidade: deformação e tensão. Estática e dinâmica de fluidos: aplicações da equação de Bernoulli. Calor e Termodinâmica: Temperatura, calor, pressão e umidade. Transmissão de calor: condução convecção e radiação. Espectro eletromagnético. Radiação solar. Acústica: Onda de som: freqüência e comprimento de onda. Propagação do som. Reflexão, refração e interferência. O fenômeno de ressonância. Qualidades do som: altura, timbre e intensidade. Acústica de ambientes. Determinação dos tempos de reverberação em auditórios. Física dos sons musicais. Iluminação: Fontes de luz. Especificações de lâmpadas. Medidas de intensidade luminosa. Normas de iluminação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas.
Critério
No início das aulas o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Uma prova obrigatória+trabalho (opcional), a critério do docente. Critério de Aprovação: média final+nota de recuperação=média aritmética igual ou superior a 5,0. Época de realização: até uma semana antes da data para entrega das notas.
 
Bibliografia
     
Apostila: Física – Arquitetura, Prof Jose Pedro Donoso (publicações IFSC , 2005) Física. Volume 1, Paul Tipler e Gene Mosca, 5ª edição (Editora LTC, 2006) Física Básica para arquitetura. José Lima Acioli (Editora UnB, 1994) Ciência e Engenharia de Materiais. W. D. Callister, 5ª Edição (Editora LTC, 2002)
 

Clique para consultar os requisitos para 7600106

Clique para consultar o oferecimento para 7600106

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP