Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física de São Carlos
 
Disciplinas Interdepartamentais do IFSC
 
Disciplina: 7600116 - Física II para Químicos
Physics II for Chemists

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno em conceitos de mecânica, considerando operações de derivação e integração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3005136 - Andréa Simone Stucchi de Camargo Alvarez Bernardez
 
Programa Resumido
[1] Sistemas de várias partículas. [2] Dinâmica de corpos rígidos. [3] Oscilações.
 
 
 
Programa
[1] Sistemas de várias partículas: Centro de massa; Cálculo do centro de massa para sistemas discretos e contínuos; Estudo de sistemas com referencial no centro de massa; Colisões elásticas e inelásticas; Transferência de energia em colisões. (4 semanas de aulas teóricas e exercícios). [2] Dinâmica de corpos rígidos: Torques e suas relações com momento de inércia; Cálculo do momento de inércia; Velocidade e aceleração angulares; Rotação; Trabalho e energia cinética de rotação; Momento angular; Conservação do momento angular; Rolamento. (5 semanas de aulas teóricas e exercícios). [3] Oscilações: Movimento harmônico simples; Oscilações livres; Oscilações amortecidas; Oscilações forçadas; Ressonância; Ondas progressivas e ondas periódicas; Ondas incidindo sobre barreiras; Efeito Dopler. (5-6 semanas de aulas teóricas e de exercícios).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova + Complementação de estudos: Listas de exercícios, resolução de problemas em sala de aula de forma argumentativa, aulas de monitoria semanais, trabalhos de pesquisa.
Critério
Duas (02) provas + trabalhos de pesquisa em tópicos específicos. Nota: 0,60 x média das provas + 0,40 x média dos trabalhos complementares. Não há prova substitutiva.
Norma de Recuperação
Uma prova obrigatória + trabalho opcional (a critério do docente). Critério de Aprovação: média final+nota de recuperação=média aritmética igual ou superior a 5.0.
 
Bibliografia
     
[1] P. Tipler e G. Mosca, Fisica Para Cientistas e Engenheiros, 6ª ed., vol. 1. [2] D. Halliday, R. Resnick, J. Walker, Fundamentos de Física, 8ª ed., vol. 2.
 

Clique para consultar os requisitos para 7600116

Clique para consultar o oferecimento para 7600116

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP