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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Clinica Infantil
 
Disciplina: 8011201 - Epidemiologia e Estatística Descritiva
Epidemiology and Descriptive Statistics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno conceitos básicos de epidemiologia que se fundamentam no método cientifico (estudos empíricos de causa e efeito) com a finalidade de desenvolvimento de pensamento crítico à prática da odontologia. O curso tem a finalidade ainda de motivar o aluno a ser proativo e independente na busca de informações e avaliação da qualidade científica das mesmas incluindo análise crítica de artigos científicos. Em síntese a disciplina visa oferecer fundamentos necessários para a prática da Odontologia Baseada em Evidências científicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1607972 - Maria da Conceição Pereira Saraiva
 
Programa Resumido
Esta disciplina reúne conhecimentos de epidemiologia, metodologia de pesquisa científica e estatística descritiva, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade crítica permitindo que o mesmo torne-se proativo e independente na busca de informações em artigos científicos e na análise crítica das mesmas, condições essenciais para a prática de odontologia baseada em evidência científica.
 
 
 
Programa
1.	Busca de informações científicas (bases de dados).
2.	Causalidade e Critérios de causalidade na ciência empírica
3.	Princípios de teorias do método científico (dedutivismo, indutivismo, falseabilidade)
4.	Diagramas causais importância na ciência. 
5.	Tipos de estudos: experimentos (estudos clínicos aleatórios e experimentos de campo) e quasi-experimentos. 
6.	Tipos de estudos observacionais: relatos de caso, série de casos, coorte, caso-controle e estudos transversais.
7.	Medidas de frequência em estudos epidemiológicos (risco, taxa e prevalência).
8.	Medidas de associação em estudos epidemiológicos (risco relativo, razão de taxa, razão de prevalência e odds ratio).
9.	Amostragem não probabilística e probabilística (sistemática, estratificação e conglomerados).
10.	Erros sistemáticos e aleatórios na amostragem e coleta de informações e o conceito de acurácia. 
11.	Fatores de confusão e fatores modificadores de associações causais.
12.	Características de testes diagnósticos (sensibilidade, especificidade).
13.	Desempenho de testes diagnósticos (valores preditivos, testes em paralelo e em série)
14.	Controle de coleta de informações clínicas: calibração e calculo de concordância (Kappa) além do acaso noções de correlação intra-classe.
15.	 Impacto do diagnóstico na prática clínica.
16.	Estatística descritiva: classificação de variáveis quantitativas/ qualitativas.
17.	Medidas de tendência central (média, mediana) e medidas de dispersão (desvio padrão) e determinação de quartis, e percentis. 
18.	Apresentação gráfica de estatística descritiva: histogramas, box-plot e gráficos de dispersão.
19.	Introdução às regras de referência bibliográfica nas normas ABNT e Vancouver. 
20.	Estrutura de um artigo científico e protocolo de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas interativas com Abordagem Exploratória Investigativa (inquire-based-science education), instrução por pares (instrução por pares) e exercícios em sala de aula.
Critério
Relatórios diários sobre o aprendizado em sala de aula e uma prova final de avaliação dos conceitos ensinados. A entrega de pelo menos 70% dos relatórios será equivalente à nota máxima de 5.0 e necessário a aprovação. A nota da prova final, se maior do que a nota máxima dos relatórios (5.0) será considerada a média final do aluno.
Norma de Recuperação
o aluno de recuperação deverá tirar pelo menos nota 5 na prova de recuperação, e sua média será de no máximo o valor 5. A data de recuperação deve seguir cronograma da Universidade de São Paulo.
 
Bibliografia
     
1.	Henneken, CH.; Bury, JE. Epidemiology and Medicine. Little Brown and Company, Boston, 1987.
2.	Kleibaum DG, Kupper LL & Morgestein H. Epidemiologic Research: principles and quantitative methods, 1982. 
3.	Gimbel S. Exploring the Scientific Methods. The University of Chicago Press, 2011. 
4.	Pearl J.& Machenzie D. The book of why. The new science of cause and effect. Basic Books,2018.
5.	Apostila da Disciplina (constantemente atualizada). 
 

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