O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno conceitos básicos de epidemiologia que se fundamentam no método cientifico (estudos empíricos de causa e efeito) com a finalidade de desenvolvimento de pensamento crítico à prática da odontologia. O curso tem a finalidade ainda de motivar o aluno a ser proativo e independente na busca de informações e avaliação da qualidade científica das mesmas incluindo análise crítica de artigos científicos. Em síntese a disciplina visa oferecer fundamentos necessários para a prática da Odontologia Baseada em Evidências científicas.
Esta disciplina reúne conhecimentos de epidemiologia, metodologia de pesquisa científica e estatística descritiva, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e capacidade crítica permitindo que o mesmo torne-se proativo e independente na busca de informações em artigos científicos e na análise crítica das mesmas, condições essenciais para a prática de odontologia baseada em evidência científica.
1. Busca de informações científicas (bases de dados). 2. Causalidade e Critérios de causalidade na ciência empírica 3. Princípios de teorias do método científico (dedutivismo, indutivismo, falseabilidade) 4. Diagramas causais importância na ciência. 5. Tipos de estudos: experimentos (estudos clínicos aleatórios e experimentos de campo) e quasi-experimentos. 6. Tipos de estudos observacionais: relatos de caso, série de casos, coorte, caso-controle e estudos transversais. 7. Medidas de frequência em estudos epidemiológicos (risco, taxa e prevalência). 8. Medidas de associação em estudos epidemiológicos (risco relativo, razão de taxa, razão de prevalência e odds ratio). 9. Amostragem não probabilística e probabilística (sistemática, estratificação e conglomerados). 10. Erros sistemáticos e aleatórios na amostragem e coleta de informações e o conceito de acurácia. 11. Fatores de confusão e fatores modificadores de associações causais. 12. Características de testes diagnósticos (sensibilidade, especificidade). 13. Desempenho de testes diagnósticos (valores preditivos, testes em paralelo e em série) 14. Controle de coleta de informações clínicas: calibração e calculo de concordância (Kappa) além do acaso noções de correlação intra-classe. 15. Impacto do diagnóstico na prática clínica. 16. Estatística descritiva: classificação de variáveis quantitativas/ qualitativas. 17. Medidas de tendência central (média, mediana) e medidas de dispersão (desvio padrão) e determinação de quartis, e percentis. 18. Apresentação gráfica de estatística descritiva: histogramas, box-plot e gráficos de dispersão. 19. Introdução às regras de referência bibliográfica nas normas ABNT e Vancouver. 20. Estrutura de um artigo científico e protocolo de pesquisa.
1. Henneken, CH.; Bury, JE. Epidemiology and Medicine. Little Brown and Company, Boston, 1987. 2. Kleibaum DG, Kupper LL & Morgestein H. Epidemiologic Research: principles and quantitative methods, 1982. 3. Gimbel S. Exploring the Scientific Methods. The University of Chicago Press, 2011. 4. Pearl J.& Machenzie D. The book of why. The new science of cause and effect. Basic Books,2018. 5. Apostila da Disciplina (constantemente atualizada).