Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Clinica Infantil
 
Disciplina: 8011205 - Odontopediatria I
Pediatric Dentistry I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a realizar o atendimento odontológico de crianças de 0 a 12 anos de idade dentro dos preceitos do modelo biopsicossocial, envolvendo técnicas de manejo de comportamento durante a consulta odontológica; aspectos preventivos dos problemas que acometem o  sistema estomatognático tais como cárie dental, doença periodontal, lesões de tecidos moles, maloclusões, sequelas de traumatismos, anomalias dentárias, disfunção da articulação temporomandibular e bruxismo e a implementação das modalidades de tratamento, assim como a promoção de um espírito crítico e de investigação no acadêmico, para a construção do conhecimento no processo de aprendizado. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2226979 - Andiara De Rossi Daldegan
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como missão tem como missão produzir e disseminar conhecimentos específicos da área de Odontopediatria, bem como socializar e integrar ações multi e interdisciplinares, visando a saúde integral da criança, formando profissionais e seres humanos empreendedores, inovadores e com autonomia intelectual e responsabilidade social, fundamentados em valores éticos e morais.
Trata-se de uma sequência programada de aulas teóricas e práticas (clínicas), que visam formar cirurgiões-dentistas capazes de atender crianças de 0 a 12 anos de idade, incluindo diagnóstico, estruturação do plano de tratamento e execução dos procedimentos terapêuticos indicados, assim como atendimento ao paciente em situações emergenciais,  instituição de medidas preventivas e ações comunitárias.
 
 
 
Programa
* Programa Teórico: 

Os temas a serem abordados serão:
Adequação do Meio Bucal; Anamnese e Exame Clínico em Odontopediatria; Anestesiologia em  Odontopediatria; Dentística em Odontopediatria; Doença Periodontal em Crianças; Erupção Dental; Estética em Odontopediatria; Imaginologia em Odontopediatria; Manejo do Comportamento Infantil na Consulta Odontológica; Procedimentos Cirúrgicos em Odontopediatria; Proteção Pulpar; Pulpotomia; Rizólise e Esfoliação de Dentes Decíduos; Selantes de Fossas e Fissuras; Semiologia - Lesoes intrabucais; Tratamento Endodôntico de Dentes Decíduos; Tratamento Endodôntico de Dentes Permanentes com Rizogênese Incompleta; Tratamento Endodôntico Radical de Dentes Permanentes com Vitalidade Pulpar; Tratamento Endodôntico Radical de Dentes Permanentes sem Vitalidade Pulpar sem Lesão Periapical; Tratamento Endodôntico Radical de Dentes Permanentes sem Vitalidade Pulpar com Lesão Periapical.


* Programa Clínico:
As atividades práticas na Clínica de Odontopediatria permitirão a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, ou seja, a abordagem do paciente infantil na consulta odontológica; a avaliação do paciente e a discussão, planejamento e execução das intervenções (implementação de medidas preventivas e tratamento odontológico integral de crianças), como segue: Exame clínico extra e intrabucal de crianças; Planejamento do tratamento odontológico integral de crianças; Manejo do paciente infantil no consultório odontológico; Avaliação do risco/ atividade de cárie e execução de medidas preventivas, de maneira individualizada, concomitantemente à motivação dos responsáveis e da própria criança, para a higiene bucal; Tomada, processamento e interpretação radiográfica; Diagnóstico e tratamento de problemas periodontais; Execução de procedimentos cirúrgicos em crianças; Diagnóstico e tratamento de patologias localizadas em tecidos moles; Tratamento restaurador em crianças; Diagnóstico e tratamento das alterações ocorridas no processo de desenvolvimento dental; Diagnóstico e tratamento de injúrias traumáticas na dentição decídua e permanente; Conduta endodôntica frente a dentes decíduos e permanentes jovens com comprometimento pulpar; Atendimento de pacientes de urgência Controle periódico de pacientes que receberam alta.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Com o propósito de inovar nas estratégias didáticas, a disciplina implementará metodologias ativas de aprendizagem para a construção e disseminação do conhecimento, promovendo a participação ativa do aluno no processo de formação. * Aulas Teóricas: serão ministradas aulas teóricas, utilizando-se recursos audiovisuais, assim como o fornecimento de roteiros e referências bibliográficas para orientação de estudo; e serão promovidas atividades que incluem os espaços virtuais para a descoberta de habilidades. * Aulas Práticas: nas aulas práticas (clínicas), o aluno será orientado por um docente responsável no atendimento do paciente infantil e realização dos procedimentos clínicos necessários. Cada turma (A e B) será dividida em 5 grupos de aproximadamente 4 duplas de alunos, e cada grupo será orientado e supervisionado por um docente da Disciplina, em sistema de rodízio, de 2 em 2 meses. Cada dupla atenderá 2 pacientes, de ambos os gêneros e diferentes faixas etárias, realizando anamnese, exame clínico e radiográfico, estruturando e o plano de tratamento e executando todos os procedimentos preventivos, restauradores, endodônticos e cirúrgicos indicados. Atenderão também, pacientes que concluíram o tratamento, para controle e manutenção da integridade da saúde bucal. A periodicidade de retorno, assim como os procedimentos preventivos indicados, dependerá de cada caso e do risco/ atividade de cárie de cada paciente. Serão realizadas atividades educativas com a comunidade e atendimentos de urgência. *Educação em Sala de Espera: em cada período de clínica, serão escalados alunos para efetuar apresentações para os pacientes e seus acompanhantes sobre diversos assuntos inerentes a saúde bucal na infância, sendo esta atividade supervisionada por alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria. O desempenho nessa atividade será levado em consideração na avaliação do aluno. *Atendimento de Urgências: Será efetuado atendimento de urgência durante as atividades clínicas por uma dupla de alunos de cada grupo, previamente escalada. Nesse dia, os pacientes de rotina não devem ser agendados.
Critério
O aluno será avaliado por meio de provas teóricas, avaliação semanal dos conteúdos ministrados em cada aula e pelo seu desempenho diário durante as atividades clínicas. * Frequência às aulas teóricas e práticas: Exige-se do aluno frequência mínima de 70% nas aulas teóricas e 70% nas aulas práticas, para que o mesmo tenha direito aos créditos da disciplina. A frequência é calculada com base na hora/ aula/ aluno. As faltas às aulas práticas deverão ser repostas em período determinado pela Disciplina. * Atividades teóricas: Será realizada a avaliação continuada dos assuntos ministrados previamente, por meio de provas semanais durante as aulas teóricas e da postagem de questões na página do Facebook da Odontopediatria/USP/Ribeirão Preto. Além disso, serão realizadas duas provas trimestrais, acumulativas, conforme calendário previamente programado, que deverá ser rigorosamente cumprido. A média teórica será obtida calculando a média geométrica das notas das provas teóricas. * Atividades clínicas A avaliação das atividades clínicas será feita por meio de notas obtidas diariamente na clínica e pelo cumprimento do número de trabalhos exigidos no semestre. Número de trabalhos realizados: O aluno deverá realizar um número mínimo de trabalhos sob a forma de pontos, baseada em média obtida antes do término do semestre. É permitido aos alunos completarem o número mínimo de trabalhos exigidos, em período determinado pela Disciplina. Avaliação dos trabalhos realizados na Clínica: Diariamente, cada aluno será avaliado com relação ao horário de chegada e saída da clínica, organização do instrumental e do campo de trabalho, uniformização, habilidade no manejo do paciente, desempenho na atividade clínica e qualidade do trabalho executado. As notas irão variar de 0 a 10 pontos. Avaliação final das atividades clínicas No final do semestre, o aluno terá uma nota igual à média aritmética das notas obtidas nas atividades clínicas, a qual poderá ser alterada em função do número e da qualidade dos trabalhos realizados, considerando o tipo de paciente atendido. Ao final da disciplina, os estudantes devem elaborar relatório destacando a experiência de aprendizagem obtida por meio das atividades extensionistas realizadas, melhorias a serem implementadas no serviço, as principais necessidades da comunidade atendida e os resultados alcançados. Para construção do relatório, a disciplina deverá dar conhecimento aos estudantes sobre os impactos alcançados na comunidade atendida (métricas referentes à qualidade e quantidade dos atendimentos realizados, auto-relato dos pacientes atendidos destacando o impacto do serviços realizados em sua qualidade de vida). * Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do aluno será realizada mediante a apuração da média das provas teóricas e da avaliação de seu aproveitamento nas atividades clínicas. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o aluno que obtiver média igual ou superior a 5 (cinco) nas provas teóricas e nota mínima de 5 (cinco) no estágio clínico. Nesse caso a nota final será obtida pela média geométrica das notas teórica e clínica. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5 (cinco), receberá como conceito final na disciplina a nota de menor valor, considerando frequência mínima de 70% (setenta por cento) nas atividades teóricas e 70% (setenta por cento) de frequência nas atividades práticas.
Norma de Recuperação
O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco), mínima exigida para aprovação, será dada tanto nova chance teórica quanto para a complementação das atividades clínicas. Será aprovado o aluno que obtiver nota superior a 5 (cinco). Vale ressaltar que independentemente do valor obtido na prova de recuperação, a nota final será 5 (cinco). Esse critério é válido tanto para a prova teórica quanto para a reposição das atividades práticas. O período para a recuperação será estabelecido de acordo com resolução da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
ASSED, S. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo, Artes
Médicas, 2005.
CONSOLARO, A. Biologia e patologia da polpa e periápice. Dental Press Editora, 2017.
DUARTE D, FERES M; FONTANA UF. Odontopediatria: O Estado Atual da Arte - Educação,
Diagnóstico e Intervenção Estético Funcional, 2018.
LASKARIS, G. Atlas colorido de doenças bucais da infância e da adolescência. Porto
Alegre/São Paulo, Artes Médicas Sul/Livraria Santos Ed., 2000.
LEONARDO, MR; LEONARDO, RT. Tratamento de canais radiculares. 2a ed. São Paulo,
Editora Artes Médicas, 2017.
MUSSOLINO DE QUEIROZ, A. Protocolos Clínicos: Traumatismos na Dentição Permanente
de Crianças e Adolescentes. 1a ed. Cia do eBook, 2019.
PAULA-SILVA, FWG. Pré-Natal Odontológico. 1a Ed. Santos Publicações, 2023.
SILVA, LAB. Protocolos clínicos-Tratamento endodôntico em dentes decíduos. 1a ed.
Ribeirão Preto, SP, 2015.
SILVA, LAB. Tratado de Odontopediatria. 2a ed. Caracas, Venezuela Amolca, 2018.
SILVA, LAB. Tratamento Endodôntico em Crianças, Protocolos Clínicos em Dentes
Decíduos e Permanentes Jovens 1a ed, Brasil Manole, 2021.

PERIÓDICOS:
Brazilian Dental Journal/ Dental Traumatology/ International Endodontic Journal/
International Journal of Pediatric Dentistry/ Journal of Dentistry for Children/ Journal of
Endodontics/ Pediatric Dentistry

PROTOCOLOS DE ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS:
Academia Americana de Odontopediatria: www.aapd.org/policies/
Associação Internacional de Traumatologia Dental: www.iadt-dentaltrauma.org

PAGINAS E LINKS DE INTERESSE:
Liga Acadêmica de Odontopediatria – FORP: https://www.facebook.com/laop.forp.usp/ e https://www.instagram.com/laop.forp.usp/
Manual de Biossegurança da FORP: https://www.forp.usp.br/wpcontent/
uploads/2021/06/Manual_de_Biosseguranca_4Mb.pdf
Normativa FORP sobre uso de Equipamentos Eletrônicos: https://www.forp.usp.br/wpcontent/
uploads/2018/05/Portaria-do-Celular.pdf
Normativa FORP sobre uso de Uniforme: https://www.forp.usp.br/wpcontent/
uploads/2021/12/Portaria_087-2021_Uniforme_Discente.pdf
Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria: https://sites.usp.br/odontopediatria/
Projeto “Dente de Leite: https://www.youtube.com/channel/UCPkBHpKyMPFTXg64nelYEtA
Projeto “Alfabetização em Saúde bucal”:
https://www.youtube.com/alfabetizacaoemsaudebucal    
 

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