Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Clinica Infantil
 
Disciplina: 8011206 - Odontopediatria II
Pediatric Dentistry II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2226979 - Andiara De Rossi Daldegan
 
Programa Resumido
Esta disciplina tem como missão produzir e disseminar conhecimentos específicos da área de Odontopediatria, bem como socializar e integrar ações multi e interdisciplinares, visando a saúde integral da criança, formando profissionais e seres humanos empreendedores, inovadores e com autonomia intelectual e responsabilidade social, fundamentados em valores éticos e morais.
Trata-se de uma sequência programada de aulas teóricas e práticas (clínicas), que visam formar cirurgiões-dentistas capazes de atender crianças de 0 a 12 anos de idade, incluindo diagnóstico, estruturação do plano de tratamento e execução dos procedimentos terapêuticos indicados, assim como atendimento ao paciente em situações emergenciais e instituição de medidas preventivas.
 
 
 
Programa
* Programa Teórico:
Anomalias Dentais; Atendimento Odontológico de Pacientes Especiais; Cárie de Mamadeira; Desordens do Sistema Estomatognático e Bruxismo em Crianças; Erosão Dental; Odontologia para Bebês; Odontologia para Gestantes; Práticas Integrativas e Complementares aplicadas na Odontopediatria; Reimplante Dental; Terapêutica em Odontopediatria; Traumatismos na Dentição Decídua; Traumatismos na Dentição Permanente; Uso de Fluoretos em Odontopediatria; Uso do Laser em Odontopediatria.

* Programa Clínico:
Dar continuidade às experiências iniciadas no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, possibilitando ao aluno executar outros procedimentos e aprimorar o manejo comportamental de crianças na consulta odontopediátrica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Com o propósito de inovar nas estratégias didáticas, a disciplina implementará metodologias ativas de aprendizagem para a construção e disseminação do conhecimento, promovendo a participação ativa do aluno no processo de formação. * Aulas Teóricas: serão ministradas aulas teóricas, utilizando-se recursos audiovisuais, assim como o fornecimento de roteiros e referências para orientação de estudo; e serão promovidas atividades que incluem os espaços virtuais para a descoberta de habilidades. * Aulas Práticas: nas aulas práticas (clínicas), o aluno será orientado por um docente responsável no atendimento do paciente infantil e realização dos procedimentos clínicos necessários. Cada turma (A e B) será dividida em 5 grupos de aproximadamente 4 duplas de alunos, e cada grupo será orientado e supervisionado por um docente da Disciplina, em sistema de rodízio, de 2 em 2 meses. Cada dupla atenderá 2 pacientes, de ambos os sexos e diferentes faixas etárias, realizando anamnese, exame clínico e radiográfico, estruturando e o plano de tratamento e executando todos os procedimentos preventivos, restauradores, endodônticos e cirúrgicos indicados. Atenderão também, pacientes que concluíram o tratamento, para controle e manutenção da integridade da saúde bucal. A periodicidade de retorno, assim como os procedimentos preventivos indicados, dependerá de cada caso e do risco/ atividade de cárie de cada paciente. Serão realizadas atividades educativas com a comunidade e atendimentos de urgência. * Atendimento de Urgências: Será efetuado atendimento de urgência durante as atividades clínicas por uma dupla de alunos de cada grupo, previamente escalada. Nesse dia, os pacientes de rotina não devem ser agendados.
Critério
O aluno será avaliado por meio de provas teóricas e pelo seu desempenho diário, durante as atividades clínicas. * Frequência às aulas teóricas e práticas: Exige-se do aluno frequência mínima de 70% nas aulas teóricas e 70% nas aulas práticas, para que o mesmo tenha direito aos créditos da disciplina. A frequência é calculada com base na hora/ aula/ aluno. Caso o aluno não possa comparecer eventualmente na atividade clínica, deverá informar aos pacientes sob sua responsabilidade o cancelamento do atendimento. * Atividades teóricas: Será realizada a avaliação continuada dos assuntos ministrados previamente, por meio de provas semanais durante as aulas teóricas e da postagem de questões na página do Facebook da Odontopediatria/USP/Ribeirão Preto. Além disso, serão realizadas duas provas trimestrais acumulativas, conforme calendário previamente programado, que deverá ser rigorosamente cumprido. A nota final teórica será obtida por meio de média geométrica das notas das provas teóricas. * Atividades clínicas A avaliação das atividades clínicas será feita por meio de notas obtidas diariamente na Clínica e pelo cumprimento do número de trabalhos exigidos no semestre. - Número de trabalhos realizados: O aluno deverá realizar um número mínimo de trabalhos sob a forma de pontos, com base em média obtida antes do término do semestre. É permitido aos alunos completarem o número mínimo de trabalhos exigidos, em período determinado pela Disciplina. - Avaliação dos trabalhos realizados na Clínica: Diariamente, cada aluno será avaliado com relação ao seu horário de chegada e saída da clínica, organização do instrumental e do campo de trabalho, uniformização, habilidade no manejo do paciente, desempenho na atividade clínica e qualidade do trabalho executado. As notas irão variar de 0 a 10 pontos. - Avaliação final das atividades clínicas: No final do semestre, o aluno terá uma nota igual à média aritmética das notas obtidas nas atividades clínicas, a qual poderá ser alterada em função do número e da qualidade dos trabalhos realizados, levando em consideração o comportamento do paciente atendido. * Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do aluno será feita mediante a apuração da média das provas teóricas e da avaliação de seu aproveitamento nas atividades clínicas. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o aluno que obtiver média igual ou superior a 5 (cinco) nas provas teóricas e nota mínima de 5 (cinco) no estágio clínico. Nesse caso a nota final será obtida pela média geométrica das notas teórica e clínica. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5 (cinco), receberá como conceito final na disciplina a nota de menor valor, desde que tenha, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência nas atividades teóricas e 70% (setenta por cento) de frequência nas atividades práticas.
Norma de Recuperação
O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco), mínima exigida para aprovação, será dada tanto nova chance teórica, quanto para a complementação das atividades clínicas. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco). Vale ressaltar que independentemente do valor obtido na prova de recuperação, a nota final será 5 (cinco), sem considerar os valores previamente obtidos nas atividades teóricas e clínicas. Esse critério é válido tanto para a prova teórica quanto para a reposição das atividades práticas. O período para a recuperação será estabelecido de acordo com resolução da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
LINKS
AAPD - Academia Americana de Odontopediatria
http://www.aapd.org/policies/policies_and_guidelines_2017/
	
    European Federation of Periodontology (EFP)
https://www.efp.org/events/europerio-guidelines.html 	

     IADT – Associação Internacional de Traumatologia Dental
https://www.iadt-dentaltrauma.org/


LIVROS:
ASSED, S. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo, Artes Médicas, 2005.
BIMSTEIN, E.; NEEDLEMAN, H.L.; KARIMBUX, N.; VAN DYKE, T.E. Saúde e Doenças periodontais e gengivais em crianças, adolescentes e adultos jovens. Editora Santos, 2001.
DA SILVA, L.A.B. Protocolos clínicos - Tratamento endodôntico em dentes decíduos. 1.ed. Ribeirão Preto, SP, 2015.
DA SILVA, L.A.B. Tratado de Odontopediatria. 2.ed.; São Paulo, Editora Amolca. 2018.
DUARTE D.; FERES M.; FONTANA U.F. Odontopediatria: estado atual da arte: educação, diagnóstico e intervenção estético-funcional. Nova Odesa, SP. Napoleão, 2018.
CONSOLARO, A. Reabsorções dentárias nas especialidades clínicas. Dental Press Editora, 2005.
CONSOLARO, A. Biologia e Patologia da Polpa e Periápice. Dental Press Editora, 2017.
ANDREASEN, J.O.; ANDREASEN, F.M. Texto e atlas colorido de traumatismo dental. 3º ed., Porto Alegre, Artmed Editora, 2001.
FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie Dentária – a doença e o seu tratamento clínico. Livraria Editora Santos, 2005.
LASKARIS, G. Atlas colorido de doenças bucais da infância e da adolescência. Porto Alegre/São Paulo, Artes Médicas Sul/Livraria Santos Ed., 2000.

PERIÓDICOS:
Brazilian Dental Journal
Caries Research
Dental Traumatology
International Endodontic Journal 
International Journal of Pediatric Dentistry 
Journal of Dentistry for Children 
Journal of Endodontics
Journal of the International Association of Dentistry for Children  
Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology 
Pediatric Dentistry
 

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