Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Clinica Infantil
 
Disciplina: 8011220 - Odontologia Baseada em Evidências: como transferir o conhecimento científico para a prática clínica
Evidence-based Dentistry: how to translate scientific knowledge into clinical practice

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Geral:
Objetivamente, esta Disciplina visa fornecer fundamentos teóricos e proporcionar treinamento prático para a transferência de conhecimento científico para a clínica odontológica. De maneira mais ampla, objetiva-se estimular reflexões sobre a utilidade e o papel que desempenha a ciência e a produção de conhecimento na prática clínica da Odontologia.

Específicos:
Ao concluir esta Disciplina, o aluno deverá ser capaz de:
1. Elaborar dúvidas e formatar perguntas clínicas de maneira apropriada;
2. Identificar as principais fontes de evidências científicas e realizar buscas direcionadas e eficientes;
3. Selecionar e interpretar documentos científicos pertinentes; 
4. Extrair a essência e combinar resultados de documentos científicos selecionados;
5. Conhecer os fatores a serem considerados quando da adaptação e transferência do conhecimento científico à prática clínica particular; e
6. Conhecer os fatores a serem considerados quando da avaliação do impacto da transferência de conhecimento científico à prática clínica particular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3154877 - Murilo Fernando Neuppmann Feres
 
Programa Resumido
Dúvida clínica; evidências científicas: onde e como procurar?; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; fontes adicionais de evidências; tomada de decisão clínica; avaliação do impacto da tomada de decisão clínica.
 
 
 
Programa
Programa teórico:
Os itens a seguir serão desenvolvidos em aulas presenciais.
1. Apresentação da Disciplina e seus objetivos;
2. Dúvida clínica: formulando perguntas respondíveis (“PICO” question);
3. Evidências científicas: onde e como procurar?;
4. Ensaios clínicos: seleção e interpretação;
5. Revisões sistemáticas: seleção e interpretação;
6. Resumos críticos, guias de conduta e fontes adicionais;
7. Tomada de decisão clínica: fatores relacionados ao contexto de trabalho;
8. Avaliação do impacto da tomada de decisão clínica: considerações sobre desfechos centralizados no paciente.

Programa prático:
Os itens a seguir serão desenvolvidos em atividades práticas presenciais e/ ou em tarefas a serem realizadas à distância (online).
1. Elaborando perguntas clínicas;
2. Realizando buscas científicas;
3. Analisando criticamente ensaios clínicos;
4. Analisando criticamente revisões sistemáticas; e
5. Buscando documentos científicos em fontes adicionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula expositiva dialogada com o auxílio de recursos audiovisuais e roteiros de aula; 2. Seminário e discussão/ debate; 3. Plataforma Moodle de ensino; e 4. Metodologias ativas de ensino, tais como "team-based learning" e "problem-based learning".
Critério
1. Presença: será aprovado, com direito aos créditos da Disciplina o aluno que alcançar 70% de frequência mínima em aulas teóricas e práticas. 2. Tarefas/ apresentações individuais ou em grupos: será aprovado, com direito aos créditos da Disciplina o aluno que enviar as tarefas e realizar as apresentações nos prazos previstos e previamente comunicados. 3. Trabalho de conclusão: será aprovado, com direito aos créditos da Disciplina, o aluno que entregar trabalho de conclusão no prazo previsto e previamente comunicado com conceito igual ou superior a 5(cinco).
Norma de Recuperação
Ao aluno que não alcançar o requisito de aprovação 3, um novo trabalho de conclusão será designado, no qual o aluno deverá alcançar conceito igual ou superior a 5 (cinco) para garantir aprovação e direito a créditos. Tendo sido considerado aprovado por meio da Recuperação, independentemente da nota obtida no trabalho, o conceito final de recuperação será igual a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- Bero LA, Grilli R, Grimshaw JM, Harvey E, Oxman AD, Thomson MA. Closing the gap between research and practice: an overview of systematic reviews of interventions to promote the implementation of research findings. The Cochrane Effective Practice and Organization of Care Review Group. BMJ. 1998 15;317(7156):465-8.
- CONSORT 2010 Explanation and Elaboration: Updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. J ClinEpidemiol. 2010;63:e1-37.
- Davis D, Evans M, Jadad A, Perrier L, Rath D, Ryan D, Sibbald G, Straus S, Rappolt S, Wowk M, Zwarenstein M. The case for knowledge translation: shortening the journey from evidence to effect. BMJ. 2003 5;327(7405):33-5.
- Luiz RR, Costa AJL, Nadanovski P. Epidemiologia e Bioestatística em Odontologia. 1ª ed, Atheneu, 2008.
- Flores-Mir C. Systematic reviews: knowledge translation? Dental Press J Orthod.2016;21(1):13-4.
- Gillette J, Matthews JD, Frantsve-Hawley J, Weyant RJ. The benefits of evidence-based dentistry for the private dental office. DentClin North Am. 2009;53(1):33-45.
- Grol R, Grimshaw J. From best evidence to best practice: effective implementation of change in patients' care. Lancet. 2003 11;362(9391):1225-30.
- McGlone P, Watt R, Sheiham A. Evidence-based dentistry: an overview of the challenges in changing professional practice. BrDent J. 2001 23;190(12):636-9.
- Meslin EM, Blasimme A, Cambon-Thomsen A. Mapping the translational Science policy 'valley of death'. ClinTransl Med. 2013 27;2(1):14.
- Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group.. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. J ClinEpidemiol. 2009;62(10):1006-12
- Needleman I. Introduction to evidence-based dentistry. Em: Clarkson J, Harrison JE, Ismail AI, Needleman I, Worthington H, eds. Evidence-baseddentistry: for effectivepractice. London: Martin Dunitz, 2003:1-17.
- Redford M, Gift HC. Dentist-patient interactions in treatment decision-making: a qualitative study. J Dent Educ. 1997;61(1):16-21.
- Reis FB, Lopes AD, Faloppa F, Ciconelli RM. A importância da qualidade dos estudos para a busca damelhor evidência. RevBras Ortop. 2008; 43:209-16.
- Straus SE, Tetroe J, Graham I. Defining knowledge translation. CMAJ. 2009 4;181(3-4):165-8.
- Sudsawad P. Knowledge translation: Introduction to models, strategies, and measures. [livrona internet]. Austin, TX: The National Center for the Dissemination of Disability Research; 2007 [acessoem 6 dez 2016]. Disponível em: http://ktdrr.org/ktlibrary/articles_pubs/ktmodels/
 

Clique para consultar os requisitos para 8011220

Clique para consultar o oferecimento para 8011220

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP