Geral: Objetivamente, esta Disciplina visa fornecer fundamentos teóricos e proporcionar treinamento prático para a transferência de conhecimento científico para a clínica odontológica. De maneira mais ampla, objetiva-se estimular reflexões sobre a utilidade e o papel que desempenha a ciência e a produção de conhecimento na prática clínica da Odontologia. Específicos: Ao concluir esta Disciplina, o aluno deverá ser capaz de: 1. Elaborar dúvidas e formatar perguntas clínicas de maneira apropriada; 2. Identificar as principais fontes de evidências científicas e realizar buscas direcionadas e eficientes; 3. Selecionar e interpretar documentos científicos pertinentes; 4. Extrair a essência e combinar resultados de documentos científicos selecionados; 5. Conhecer os fatores a serem considerados quando da adaptação e transferência do conhecimento científico à prática clínica particular; e 6. Conhecer os fatores a serem considerados quando da avaliação do impacto da transferência de conhecimento científico à prática clínica particular.
Dúvida clínica; evidências científicas: onde e como procurar?; ensaios clínicos; revisões sistemáticas; fontes adicionais de evidências; tomada de decisão clínica; avaliação do impacto da tomada de decisão clínica.
Programa teórico: Os itens a seguir serão desenvolvidos em aulas presenciais. 1. Apresentação da Disciplina e seus objetivos; 2. Dúvida clínica: formulando perguntas respondíveis (“PICO” question); 3. Evidências científicas: onde e como procurar?; 4. Ensaios clínicos: seleção e interpretação; 5. Revisões sistemáticas: seleção e interpretação; 6. Resumos críticos, guias de conduta e fontes adicionais; 7. Tomada de decisão clínica: fatores relacionados ao contexto de trabalho; 8. Avaliação do impacto da tomada de decisão clínica: considerações sobre desfechos centralizados no paciente. Programa prático: Os itens a seguir serão desenvolvidos em atividades práticas presenciais e/ ou em tarefas a serem realizadas à distância (online). 1. Elaborando perguntas clínicas; 2. Realizando buscas científicas; 3. Analisando criticamente ensaios clínicos; 4. Analisando criticamente revisões sistemáticas; e 5. Buscando documentos científicos em fontes adicionais.
- Bero LA, Grilli R, Grimshaw JM, Harvey E, Oxman AD, Thomson MA. Closing the gap between research and practice: an overview of systematic reviews of interventions to promote the implementation of research findings. The Cochrane Effective Practice and Organization of Care Review Group. BMJ. 1998 15;317(7156):465-8. - CONSORT 2010 Explanation and Elaboration: Updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. J ClinEpidemiol. 2010;63:e1-37. - Davis D, Evans M, Jadad A, Perrier L, Rath D, Ryan D, Sibbald G, Straus S, Rappolt S, Wowk M, Zwarenstein M. The case for knowledge translation: shortening the journey from evidence to effect. BMJ. 2003 5;327(7405):33-5. - Luiz RR, Costa AJL, Nadanovski P. Epidemiologia e Bioestatística em Odontologia. 1ª ed, Atheneu, 2008. - Flores-Mir C. Systematic reviews: knowledge translation? Dental Press J Orthod.2016;21(1):13-4. - Gillette J, Matthews JD, Frantsve-Hawley J, Weyant RJ. The benefits of evidence-based dentistry for the private dental office. DentClin North Am. 2009;53(1):33-45. - Grol R, Grimshaw J. From best evidence to best practice: effective implementation of change in patients' care. Lancet. 2003 11;362(9391):1225-30. - McGlone P, Watt R, Sheiham A. Evidence-based dentistry: an overview of the challenges in changing professional practice. BrDent J. 2001 23;190(12):636-9. - Meslin EM, Blasimme A, Cambon-Thomsen A. Mapping the translational Science policy 'valley of death'. ClinTransl Med. 2013 27;2(1):14. - Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group.. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. J ClinEpidemiol. 2009;62(10):1006-12 - Needleman I. Introduction to evidence-based dentistry. Em: Clarkson J, Harrison JE, Ismail AI, Needleman I, Worthington H, eds. Evidence-baseddentistry: for effectivepractice. London: Martin Dunitz, 2003:1-17. - Redford M, Gift HC. Dentist-patient interactions in treatment decision-making: a qualitative study. J Dent Educ. 1997;61(1):16-21. - Reis FB, Lopes AD, Faloppa F, Ciconelli RM. A importância da qualidade dos estudos para a busca damelhor evidência. RevBras Ortop. 2008; 43:209-16. - Straus SE, Tetroe J, Graham I. Defining knowledge translation. CMAJ. 2009 4;181(3-4):165-8. - Sudsawad P. Knowledge translation: Introduction to models, strategies, and measures. [livrona internet]. Austin, TX: The National Center for the Dissemination of Disability Research; 2007 [acessoem 6 dez 2016]. Disponível em: http://ktdrr.org/ktlibrary/articles_pubs/ktmodels/