Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
 
Disciplina: 8021201 - Fundamentos de Atenção Primária à Saúde
Fundamentals of Primary Health Care

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos: • Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde; • Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos; • Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo; • Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica; • Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes; • Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS; • Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania; • Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS; • Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda; • Refletir sobre os processos de cuidado em saúde; • Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia • Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2181900 - Soraya Fernandes Mestriner
 
Programa Resumido
• Processo Saúde-doença-cuidado, Políticas de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Reforma Sanitária, Constituição do SUS, Promoção de Saúde, Educação em Saúde, Modelos Pedagógicos, Recursos Humanos na Odontologia, Assistência Odontológica no SUS, Equipe Multidisciplinar, Relação Paciente-Profissional, Acolhimento, Integralidade da Atenção à Saúde, Stress na Odontologia, Antropologia em Saúde, Antropologia Cultural, Comunicação em Saúde.
 
 
 
Programa
• Apresentação da Disciplina • O Processo Saúde-Doença-Cuidado • História das Políticas de Saúde no Brasil • Políticas de Saúde: A Reforma Sanitária e a Constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) • Políticas de Saúde: Atenção Primária em Saúde • Políticas de Saúde: Estratégia de Saúde da Família • Construção do Paradigma de Promoção de Saúde • Educação em Saúde • Desenvolvimento dos Recursos Humanos na Odontologia • A Assistência Odontológica no SUS • O Trabalho em Equipe Multidisciplinar • A Relação Paciente-Profissional: A subjetividade presente nessa relação • O Stress na Odontologia • Acolhimento • A Integralidade da Atenção à Saúde • A Produção do Cuidado em Saúde • Antropologia em Saúde; Antropologia Cultural; Comunicação em Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Opta-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizado
- Crédito Aula: Aulas teóricas, estratégias para aprendizagem: Aquecimento/ desbloqueio, Aula expositiva dialogada, Situações simuladas (dramatização), Painel integrado (textos), Confronto com situações reais (entrevista com usuários SUS);
- Crédito Trabalho: Leituras previamente indicadas, realização de trabalho de campo sob supervisão, com redação de relatório.
Critério
Os estudantes serão avaliados no conteúdo teórico através da prova (peso 5) e/ou micro avaliações (peso 2) discursiva e/ou objetiva; e no desenvolvimento (entrevista) e apresentação de Trabalho em Grupo (relatório) sobre o tema: A Assistência Odontológica no SUS (peso 3). Em que serão avaliadas áreas do conhecimento (cognitivo), organização de idéias, justificação de opiniões, capacidade de síntese e clareza de expressão; e atitude, pontualidade responsabilidade e participação nas atividades propostas.
A média final será calculada pela média ponderada das avaliações, sendo considerado aprovado o estudante que obtiver média final 5 (cinco) e tenha obtido 70% (setenta por cento) de freqüência no conjunto de aulas que compõem a disciplina.
Norma de Recuperação
No período a ser definido pela Comissão de Graduação, será submetido a prova escrita e/ou trabalho programado.
 
Bibliografia
     
AYRES, J.R.C.M. Sujeito, intersubjetividade e práticas de saúde. Ciência e Saúde coletiva, v.6 (1), 63-72, 2001.
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 312 p.
BRASIL. Série Educação e Saúde. Brasília, Ministério da Saúde, 1986
BRASIL. A política nacional de saúde bucal do Brasil: registro de uma conquista histórica. José Felipe Riani Costa / Luciana de Deus Chagas / Rosa Maria Silvestre (orgs.). Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2006. 67 p. disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/publicacoes.php
BRASIL. Entendendo o SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 30 p. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=136
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Bucal. Cadernos de Atenção Básica, n. 17. Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 92 p. Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/documentos/cardernos_ab/documentos/abcad17.pdf
CALIL,L.C.; TEIXEIRA,V.P.A.; FIGUEIREDO,M.A.C. A ferida do homem e o homem da ferida. Rev. Brás. Med. V.51, n.1/2, 1994, p.33-35.
CAMARGO JR., K.R. (Ir) racionalidade médica: os paradoxos da clínica. Physis. Revista de Saúde Coletiva, v.2,n.1,199, p.203-228
CARDOSO, C.L. Tratamento odontopediátrico: avaliação do estresse da criança, do acompanhante e do aluno. Tese (doutorado). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, 2002.
LAZARUS, R.S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal and coping. New York: Spring Publishing Company, 1984.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo, Cultrix, 1982.
CHAVES, Mário M. Odontologia social. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1986.
FONSECA, A.F.; CORBO, A.D (Org). O Território e o Processo Saúde Doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
KOONTZ, H.; O DONNEL, C.; WEINRICH, H. Administração. São Paulo, Pioneira, 1987.
LEFEVRE, F. Meios de comunicação de massas e educação para a doença. (mimeo).
MARSIGLIA, R. Funcionários públicos, Estado e a saúde no Brasil. Saúde e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 93-118, 1993.
MEDICI, A. C. (org.). Textos de apoio, Planejamento I: Recursos humanos em saúde. Rio de Janeiro ENPS/ABRASCO, 1987.
MERHY, E.E. Saúde - a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.
MORAES, A.B.A & GIL, I.A. Diretrizes para a compreensão do estresse no cirurgião dentista. Revista da Associação Paulista de Cirurgião Dentista, v. 46,(6), p. 931-35, 1992.
SELYE, H. The stress of life. New York.: Longmans, 1956.
PEREIRA, Antônio Carlos (Org.). Odontologia em saúde coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed, 2003. 440 p.
PINTO, V. G.. Saúde bucal coletiva. 4. ed. São Paulo: Santos, 2000. 541 p.
RUFFINO NETTO, Antonio; PEREIRA, José Carlos. O processo saúde-doença e suas interpretações. Medicina, v. 15, n.1-2, p. 1-4, 1982.
SIMIONI, A.M.C.; ATIQUE, N. Recursos humanos e municipalização: nota sobre o panorama legal: Saúde e sociedade, v. 2, n. 1, p. 75-92, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para 8021201

Clique para consultar o oferecimento para 8021201

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP