Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
 
Disciplina: 8021202 - Bioética e Ética Profissional
Bioethics and Professional Ethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas, elaborando uma posição crítica frente às variadas correntes de pensamento da Bioética. Objetivos Específicos: Ao final da Disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; 2) Refletir sobre quais os valores estão sendo considerados para que se possa encontrar uma linha de conduta sem modificá-los, frente às responsabilidades morais com as pessoas, a sociedade e a natureza; 3) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3148716 - Ricardo Henrique Alves da Silva
 
Programa Resumido
O objetivo da disciplina é conduzir o aluno a uma reflexão critica frente a dilemas éticos presentes na área da saúde e, para os quais, o profissional de Odontologia deve estar preparado a enfrentar, capacitando o aluno a possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biolégicas, desenvolvendo uma postura ética em suas atividades profissionais, por meio do seguinte conteúdo: Bioética: origem, características, definições e fundamentação filosófica; Princípios de Bioética: beneficência; não-maleficência; autonomia; justiça; Bioética e direitos do paciente; Responsabilidade pelo meio ambiente; Experimentação e uso biomédico dos animais; Pesquisas em seres humanos: Resolução 466/12; Comitês de Ética em Pesquisa; Temas em Bioética; Bioética em Odontologia; Código de Ética Odontológica.
 
 
 
Programa
1) Bioética: origem, características, definições; 2) Princípio de Bioética: beneficência; não-maleficência; autonomia; justiça; 3) Bioética e direitos do paciente; 4) Experimentação e uso biomédico dos animais 5) Pesquisas em seres humanos: Resolução 466/12; Comitês de Ética em Pesquisa; 6) Bioética em Odontologia; 7)Código de Ética Odontológica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e aulas teórico-práticas.
Como recursos de ensino a disciplina disporá de:
1) Recursos humanos: alunos, professores e pessoal auxiliar;
2) Recursos materiais: recursos audiovisuais com projetor de multimídia, roteiros de aula, bibliografia suporte.
3) Aulas teórico-práticas com discussões de casos (painéis e mesas-redondas), com palestrantes convidados para especificidade de temas.
Critério
Os alunos serão avaliados por meio de duas (2) provas teóricas, onde poderão obter o máximo de oito pontos (8,0), como média, entre as provas P1 e P2.

(P1 + P2)/2 = Média Teórica

Os alunos também serão avaliados pelas avaliações formativas realizadas, onde poderão obter o máximo de dois pontos (2,0), como média, entre as diversas atividades realizadas na disciplina.

(At1 + At2 + Atn)/n = Média Atividades

A média final será dada pelo somatório da Média Teórica com a Média das Atividades.

Média Teórica + Média Atividades = Média Final

A ausência em aula irá implicar no dever do aluno ausente em redigir um trabalho manuscrito, sobre o tema da aula perdida, em prazo a ser determinado no início da Disciplina, a fim de motivar o acesso do aluno aos conteúdos importantes em sua formação, mesmo com a ausência em sala. A não entrega do referido trabalho irá implicar em perda de 0,5 ponto (por trabalho não entregue) na Média Final.
Norma de Recuperação
O aluno que não atingir a média mínima de cinco pontos (5,0), entre a Média Teórica e Média das Atividades, estará de recuperação. O aluno terá a oportunidade de realizar uma prova de recuperação de todo o conteúdo da disciplina, caso tenha obtido média entre 3,0 e 4,9 e freqüência mínima de 70% em aulas ministradas.
Na recuperação, desde que o(a) aluno(a) consiga pelo menos 50% de aproveitamento, independente do valor alcançado, a nota final obtida será igual a 5,0 (cinco).
O aluno que obter nota inferior a 3,0 (três) será reprovado na disciplina.
 
Bibliografia
     
1. Baracho JAO. As normas internacionais da bioética. Bioética 2001;9(2):135-9. 2. Barboza HH. Princípios da bioética e do biodireito. Bioética 2000;8(2):209-16. 3. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. 4. Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 11.105, de 24 de março de 2005. Lei de Biossegurança. Brasília: PR; 2005 [acesso em 30 abr. 2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11105.htm 5. Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO n. 118/2012. Código de ética odontológica. 6. Guilhem D, Diniz D. O que é ética em pesquisa?. São Paulo: Brasiliense; 2008. [Coleção Primeiros Passos]. 7. Silva RHA. Orientação Profissional para o Cirurgião-Dentista: Ética e Legislação. São Paulo: Santos; 2010. 8. Tonin LO, Santos LF, Queiroz CL, Pereira JGD, Silva RHA. Ethical conducts of professors, undergraduates and graduate Students: The view of Dental School patients. Pers Bioet 2017; 21(1):14-22. 9. Silva RHA, Rochelle ABFA, Pasian SR, Rocha MJA. Perceptions of undergraduate students on the use of animals in practical classes. Adv Physiol Educ 2016; 40: 422-424.
 

Clique para consultar os requisitos para 8021202

Clique para consultar o oferecimento para 8021202

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP