Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
 
Disciplina: 8021222 - Diagnóstico Clínico
Clinical Diagnosis

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Capacitar o estudante de graduação a diagnosticar lesões do complexo bucomaxilofacial, por meio de exame clínico e exames complementares, com ênfase na realização de exames de imagem, solicitação de exames complementares laboratoriais e suas devidas interpretações, e realização de biópsias de lesões de tecido mole e tecido ósseo. Além disso, o estudante será treinado para o tratamento das lesões que sejam de competência do estomatologista.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3160471 - Ana Carolina Fragoso Motta
 
Programa Resumido
A disciplina de Diagnóstico clínico tem como objetivo consolidar o treinamento clínico obtido da Disciplina de Introdução clínica, e treinar o estudante na indicação e execução de exames complementares, como exames de radiográficos intrabucais, citologia esfoliativa, punção aspirativa por agulha fina e biópsias. Além disso, os estudantes deverão ser capazes de interpretar o resultado dos exames solicitados/realizados e estabelecer as correlações clínicopatológicas com fins à determinação das necessidades de tratamento das patologias que o paciente apresentar.
 
 
 
Programa
Atendimento de pacientes com lesões no complexo bucomaxilofacial para aperfeiçoamento do treinamento clínico adquirido na disciplina de Introdução clínica, bem como realização de diferentes métodos de exames complementares com fins ao diagnóstico, incluindo: citologia esfoliativa, punção aspirativa por agulha fina, biópsia de tecidos moles, e biópsias de tecido ósseo. Além disso, os estudantes serão treinados a estabelecer as correlações clínicopatológicas necessárias para o diagnóstico conclusivo e tratamento das patologias apresentadas pelos pacientes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
De forma alternada, o estudante terá atividades clínicas voltadas à Semiologia/Estomatologia e à Radiologia Odontológica. Nas práticas clínicas voltadas à Semiologia/Estomatologia o estudante realizará o exame clínico-anamnésico dos pacientes, e exames complementares de acordo com a indicação de cada caso, incluindo: citologia esfoliativa, punção aspirativa por agulha fina, biópsia de tecidos moles, biópsias de tecido ósseo. Nas práticas clínicas voltadas à Radiologia Odontológica, os estudantes indicarão os exames de imagem complementares aos casos, conforme o Guia Internacional de Prescrição Radiográfica, realizarão os exames radiográficos intrabucais e a interpretação radiográfica/confecção de laudos radiográficos dos exames intrabucais, extrabucais e métodos avançados tridimensionais de acordo com a necessidade do caso. Todas as atividades terão supervisão dos docentes da disciplina. Esporadicamente, haverá atividades sem o atendimento a pacientes, voltadas à discussão dos casos, com a correlação dos aspectos clínicos e radiográficos para estabelecimento do diagnóstico das patologias apresentadas.
Critério
Os estudantes serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: - Assiduidade; - Qualidade na execução do exame clínico-anamnésico, exames de imagem e interpretação; - Preenchimento adequado do prontuário odontológico; - Competências e atitudes no desenvolvimento das atividades clínicas; - Preparo de casos clínicos para discussão. A nota consistirá na média entre a nota das atividades clínicas voltadas à Semiologia/Estomatologia e à Radiologia Odontológica.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver média superior a 3 e inferior a 5 ao final das avaliações, poderá fazer a recuperação que constará de atendimento clínico nos mesmos moldes das atividades da disciplina. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Universidade. Independentemente do valor obtido na recuperação, a nota final dos estudantes que fizerem a recuperação será no máximo 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
El-Naggar AK, Chan JKC, Grandis JR, Takata T, Slootweg PJ. WHO Classification of Head and Neck Tumours. 4th Edition, Volume 9. IARC Press, Lyon, 2017.
Freitas A, Rosa JE, Souza IF. Radiologia Odontológica. 6ª edição. São Paulo: Artes Médicas, 2004.
Langlais OE, NORTJÉ, CJ. Diagnostic imaging of the jaws. Williams & Wilkins, 1995.
Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia Oral e Maxilofacial. 4ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Nicoll D, Lu CM, McPhee SJ. Manual de Exames Diagnósticos. 7ª Edição, Porto Alegre: Artmed, 2019.
Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 5ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Sciubba JJ, Fantasia JE, Kahn LB. Atlas of Tumor Pathology – Tumors and cysts of the jaws. Third series, Washington: Armed Forces Institute of Pathology, 2001.
Shear M, Speight PW. Cysts of the oral and maxillofacial regions. 4th edition, Hong Kong: Blackwell Munksgaard, 2007. 
Thompson LDR. Foundations in Diagnostic Pathology - Head and Neck Pathology. 2nd edition, Philadelphia: Elsevier Saunders, 2013.
Wallach J, Williamson MA, Snyder LM. Interpretação de Exames Laboratoriais. 10ª Edição, São Paulo: Guanabara Koogan, 2016.
White SC, Pharoah MJ. Radiologia oral: fundamentos e interpretação. 5ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Woo SB. Oral Pathology: a comprehensive atlas and text. 2nd edition. Philadelphia: Elsevier, 2017.
 

Clique para consultar os requisitos para 8021222

Clique para consultar o oferecimento para 8021222

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP