Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
 
Disciplina: 8021225 - Saúde Bucal na Comunidade
Oral Health in the Community

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
* Geral Possibilitar ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) na realização de ações de saúde em espaços sociais conveniados com a FORP-USP destinados a populações de maior vulnerabilidade. * Específicas: Reconhecer as necessidades de saúde e implementar ações de saúde bucal para populações vulneráveis; Planejar ações em Saúde Bucal como estratégias para a melhoria das condições de Saúde Bucal de populações vulneráveis; Desenvolver ações de Promoção de Saúde na comunidade considerando a vulnerabilidade social, o risco as doenças bucais e os Ciclos da Vida; Realizar procedimentos individuais e coletivos em espaços sociais com a finalidade de prevenir e recuperar a saúde bucal; Capacitar Multiplicadores na Comunidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3156991 - Aline Evangelista de Souza Gabriel
2181900 - Soraya Fernandes Mestriner
 
Programa Resumido
Atenção a Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida, grupos e ações prioritários; Realização de Ações de Saúde Bucal Coletivas e Individuais destinadas a Promoção, Prevenção e recuperação da saúde bucal em espaços sociais.
 
 
 
Programa
Atenção a Saúde Bucal nos diferentes ciclos de vida (criança, adolescente, mulher, adulto, idoso), grupos e ações prioritários (gestantes, doenças crônicas, doenças infecciosas) e grupos vulneráveis (população em situação de rua, de pobreza, áreas de risco etc); Políticas de Promoção da Equidade em Saúde. Diagnóstico das condições de saúde bucal das comunidades. Ações de Saúde Bucal Coletivas e Individuais. Avaliação de Risco Doenças Bucais. Desenvolvimento de ações prevenção e recuperação da saúde bucal. Capacitação de Multiplicadores na Comunidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Opta-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizado. Para as leituras Programadas fará uso do ambiente de ensino a distância; Moodle – Stoa. Na Disciplina as atividades de ensino estarão associadas às de extensão. No Trabalho de Campo/Estágio em espaços sociais conveniados com a FORP-USP as ações de saúde bucal serão desenvolvidas pelos acadêmicos dos 7º, 8º, 9º e 10º Períodos.
Critério
Serão avaliados no desenvolvimento das atividades no Trabalho de Campo/Estágio nos domínios cognitivos (conhecimentos-diagnóstico-avaliação), atitude (participação – relações interpessoais), psicomotor (habilidades técnicas - qualidade dos trabalhos realizados) assim como na sua assiduidade e biossegurança (organização do ambiente de trabalho). E ainda relatório (Portifolio) individual e/ou equipe (Planejamento e desenvolvimento das atividades). A média final constará de uma nota de zero a dez, elaborada (de acordo com a média ponderada) dos seguintes: Desempenho no Trabalho de Campo/Estágio (peso 02), Relatório de atividades práticas - peso 01. - Para ser aprovado, o aluno deverá ter frequência de no mínimo 70% nas atividades propostas.
Norma de Recuperação
No Período a ser definido pela Comissão de Graduação, será submetido a um trabalho programado proposto pelos docentes.
 
Bibliografia
     
Baratieri, L.N. et al. Odontologia Restauradora. Fundamentos e Possibilidades. São Paulo, Livraria Santos Editora, p.729-739, 2015 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Políticas de promoção da equidade em saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos temáticos do PSE – Promoção da Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 16 p. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF. FERNANDES, CP. Uma Odontologia de Classe Mundial – FDI. 1ª edição, 2010 In: CURY, JA; TENUTA, LM; SERRA, MC. Paradigmas no Ensino de Cariologia, cap. 4, p. 88-106.
 

Clique para consultar os requisitos para 8021225

Clique para consultar o oferecimento para 8021225

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP