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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
 
Disciplina: 8021228 - Gestão do Cuidado na Atenção Primária à Saúde
Managing Care in Primary Health Care

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença-cuidado como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, espera-se sensibilizar o estudante para a prática na Atenção Primária em Saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, reconhecendo uma unidade de saúde da família, caracterizando seu território e a população adstrita, seu processo de trabalho, a rede de atenção local e regional de saúde, o complexo regulador e o sistema de informação em saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086320 - Wilson Mestriner Junior
 
Programa Resumido
A disciplina tem por objetivo desenvolver no estudante a compreensão da organização e gestão do cuidado no Sistema Único de Saúde, trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização e sensibilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde na Estratégia de Saúde da Família. Como método, opta-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizado com o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) das plataformas da Universidade de São Paulo (e-disciplinas) e Secretaria de Saúde Estadual e Municipal. Os estudantes serão avaliados pelo docente/cirurgião-dentista supervisor das atividades, bem como pelos profissionais da unidade de saúde em que estas forem desenvolvidas.
 
 
 
Programa
1. Sensibilização para a Estratégia Saúde da Família: princípios do PSF, diferenças para o modelo de atenção tradicional, equipe de saúde da família, características da unidade e atividades desenvolvidas. 2. Reconhecimento territorial da área adstrita: reconhecimento das micro-áreas, visita aos quarteirões, identificação das casas, comércio, instituições e outros espaços sociais, caracterização das condições sociais (condições de segurança, acesso a serviços, organizações comunitárias). 3. Caracterização de espaços sociais e programas sociais: funcionamento, clientela, critérios de elegibilidade, número de pessoas atendidas, vínculos mantenedores, fontes de financiamento, dificuldades e expectativas com relação ao seu objeto de trabalho. 4. Diagnóstico de saúde em um território: informações relevantes para o planejamento de ações de saúde. • Informações demográficas: composição da população segundo idade, sexo, grau de escolaridade, número de pessoas por domicílio, entre outras. • Levantamento de nascimentos no município/distrito de saúde/unidade de saúde. • Levantamento do número e causas de óbitos no município/distrito de saúde/unidade de saúde. • Levantamento de morbidade no município/distrito de saúde/unidade de saúde. 5. Hierarquização dos serviços no município/região. 6. Sistema de Informação em Atenção Primária de Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Opta-se pela utilização de metodologias ativas de aprendizado com o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) das plataformas da Universidade de São Paulo (e-disciplinas), Secretaria de Saúde Estadual e Municipal.
Critério
Os estudantes serão avaliados pelo docente/cirurgião-dentista supervisor das atividades, bem como pelos profissionais da unidade de saúde em que estas forem desenvolvidas. Para cada atividade proposta, o estudante será avaliado levando-se em consideração os seguintes aspectos: 4. Cognitivos: a. Contribuição nas discussões teóricas b. Contribuição para o processo de realização das atividades e dos trabalhos 5. Atitude: a. Assiduidade b. Pontualidade c. Vestimenta adequada d. Participação e. Responsabilidade f. Interesse g. Interação com a equipe de saúde h. Postura Ética i. Respeito para com os colegas j. Respeito para com os profissionais da unidade de saúde k. Respeito para com os usuários da unidade de saúde l. Respeito para com o(s) supervisor(es) 6. Psicomotor: qualidade dos trabalhos desenvolvidos e dos relatórios elaborados Serão utilizadas as seguintes notas/conceitos para classificar o desempenho dos estudantes: 0,0 – 2,9: insuficiente (Reprovado) 3,0 – 4,9: insatisfatório (Recuperação) 5,0 – 7,9: satisfatório (Aprovado) 8,0 – 10,0: bom (Aprovado)
Norma de Recuperação
Realização satisfatória da atividade na qual o desempenho do estudante foi considerado insatisfatório durante o decorrer do Estágio.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 399, 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do Referido Pacto. 2006 BRASIL. Ministério da saúde. Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 92 p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 17). Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/documentos/cardernos_ab/documentos/abcad17.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da política nacional de saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 16 p. BRASIL. A política nacional de saúde bucal do Brasil: registro de uma conquista histórica. José Felipe Riani Costa / Luciana de Deus Chagas / Rosa Maria Silvestre(orgs.). Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2006. 67 p. disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/publicacoes.php BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2010: Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2010: Resultados Principais. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde; 2017. BRASIL. Ministério da Saúde. e-SUS atenção primária. https://aps.saude.gov.br/ape/esus FONSECA, Angélica Ferreira (Org.). O território e o processo saúde-doença. / Organizado por Angélica Ferreira Fonseca e Ana Maria D’Andrea Corbo. – Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. MATTOS, Grazielle Christine Maciel et al. A inclusão da equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família: entraves, avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 02 [Acessado 30 Janeiro 2020] , pp. 373-382. PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 977-83, 2013. PEDUZZI M. O SUS é interprofissional. Interface (Botucatu). 2016; 20(56):199-201. PEDUZZI, M.; AGRELLI, H. F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, p. 1525-1534, 2018. Suplemento 2 REIS, Thiago de Carvalho; FUMAGALLI, Igor Henrique Teixeira; LAGO, Luana Pinho de Mesquita; MESTRINER, Soraya Fernandes; RAMOS, Marta; MESTRINER JÚNIOR, Wilson. O impacto da estratégia de saúde da família nos indicadores de saúde bucal. Rev Odontol Bras Central, 2021 (no prelo). RIBEIRÃO PRETO. Complexo Regulador em Ribeirão Preto. http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/complexo-regulador-em-ribeirao
 

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