Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Odontologia Restauradora
 
Disciplina: 8041209 - Endodontia I
Endodontics I

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Estudar os recursos técnicos disponíveis para a realização do tratamento endodôntico em dentes extraídos ou artificiais que compõem a arcada dentária humana permanente, desenvolvendo a habilidade para realizar: 1. Cirurgias de acesso a cavidade pulpar, 2. Odontometria convencional e eletrônica; 3. Micro cirurgia dos canais radiculares com instrumentos rotatórios; 4. Técnica de obturação convencional dos canais radiculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1592201 - Manoel Damião de Sousa Neto
 
Programa Resumido
Estuda os recursos técnicos disponíveis para a realização do tratamento endodôntico em dentes extraídos ou artificiais que compõem a arcada dentária humana permanente, bem como os instrumentais e materiais disponíveis, com o conhecimento de protocolos clínicos além de características físico-químicas e biológicas dos materiais endodonticos.
 
 
 
Programa
Teórico: (15 Horas) 1. Introdução ao estudo da endodontia; 2. Configuração interna dental e cirúrgica de acesso nos grupos dentais; 3. Princípios básicos que regem o tratamento do canal radicular; 4. Instrumental endodôntico manual e rotatório; 5. Micro cirurgia dos canais radiculares (instrumentação convencional e mecanizada); 6. Materiais obturadores dos canais radiculares à base de óxido de zinco e eugenol e resina epóxi; 7. Técnicas de obturação dos canais radiculares: clássica e biológica. 8. Noções de pulpectomia e penetração desinfetante. Prático: (60 HORAS) O treinamento do aluno ocorrerá em manequins, nos quais serão montados elementos dentais naturais. A montagem dos manequins será realizada fora do horário atribuído para o funcionamento do laboratório. O aluno realizará, nos diferentes grupos dentais: cirurgia de acesso, odontometria, microcirurgia dos canais radiculares e obturação dos canais, dos seguintes dentes:
Incisivo Central Superior – tratamento completo
Canino Superior – cirurgia de acesso
Pré Molar Superior – tratamento completo, sendo que deve possuir dois canais radiculares
Molar Superior – tratamento completo
Incisivo Inferior – cirurgia de acesso
Pré Molar Inferior – cirurgia de acesso
Molar Inferior – tratamento completo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas teóricas, mediante a apresentação com recursos de multimídia. Nas aulas práticas, os alunos serão orientados a realizar o protocolo endodôntica em dentes extraídos ou artificiais (para endodontia), fixados em manequins.
Critério
Média aritmética das avaliações teórico-práticas: 1º. e 2º. Bimestres – (Nota Teórica) + (Nota Teórica + Nota Prática), divide-se por 2 (dois) para achar-se a média final.
A média parcial (1º Bimestre) será resultante da nota obtida na avaliação teórica.
A média da avaliação do 2º Bimestre será composta pela média aritmética obtida a partir das notas teóricas e práticas. Na avaliação prática para a composição da média, serão considerados o desenvolvimento do aluno, a aplicação prática do conhecimento, sua conduta e organização de trabalho, bem como o seu desempenho nas chamadas orais feitas pelos docentes sobre o protocolo clínico que esta sendo realizado, sendo que, na avaliação prática, como requisito essencial, deve o aluno, para ser aprovado, no encerramento do curso, ter realizado o seguinte trabalho mínimo nos dentes:
Incisivo Central Superior – tratamento completo
Canino Superior – cirurgia de acesso
Pré Molar Superior – tratamento completo, sendo que deve possuir dois canais radiculares
Molar Superior – tratamento completo
Incisivo Inferior – cirurgia de acesso
Pré Molar Inferior – cirurgia de acesso
Molar Inferior – tratamento completo.
Norma de Recuperação
A recuperação será prática e teórica. A prova teórica será de todo conteúdo ministrado no semestre e revisado durante a recuperação em aula previamente programada. O aluno deverá realizar o tratamento completo de um incisivo central ou canino superior e de um molar inferior. A nota mínima exigida deverá ser 5,0 (cinco) em cada um dos tipos de recuperação (escrita e prática)
 
Bibliografia
     
DE DEUS, Q. D. Endodontia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Medsi, 1992. Cap. 2, p.23-33.
ESTRELA, C.; FIGUEIREDO, J. A. P. Endodontia. Princípios biológicos e mecânicos. 1ª ed. São Paulo: Artes médicas Ltda, 1999. Cap. 14, p. 451-491.
SILVA, R. G.; PÉCORA, J. D. Anatomia dental. Dentes permanentes. São Paulo: Santos, 1998, p. 5-12, 20-25.
ESTRELA, C. Endodontic Science, 1ª ed. São Paulo: Artes médicas Ltda, 2009.
COHEN, S. Caminhos da Polpa. 9ª ed. São Paulo: Elsevier, 2007.
LOPES, H. P.; SIQUEIRA Jr, J. F. Endodontia. 2ª ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
Temas de Endodontia – Site do Departamento de Odontologia Restauradora da FORP-USP, 2008 (www.forp.usp.br/restauradora/temas.html.
 

Clique para consultar os requisitos para 8041209

Clique para consultar o oferecimento para 8041209

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP