Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
 
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Periodontia
 
Disciplina: 8061219 - Introdução Clínica (Diagnóstico, Periodontia, Anestesiologia e Cariologia)
Clinical Introduction (Diagnosis, Periodontics, Anesthesiology and Cariology)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação: 14/07/2022

Objetivos
Capacitar o estudante a executar o exame clínico-anamnésico, bem como indicar e executar exames radiográficos intrabucais, em pacientes com diferentes necessidades de tratamento odontológico, com fins ao diagnóstico de alterações da cavidade bucal. Adicionalmente, a disciplina tem como objetivo capacitar o estudante a reconhecer os aspectos de normalidade e suas variações, e as principais alterações da cavidade bucal, através dos exames clínicos e radiográficos; Capacitar o aluno para o diagnóstico correto das doenças periodontais, bem como para a execução de medidas preventivas e terapêuticas iniciais visando a adequação do meio bucal; Reavivar os conhecimentos básicos de Farmacologia dos anestésicos locais; Dar a conhecer material, instrumental e livros de Anestesiologia; Preparar os alunos para a execução correta da anestesia local, diagnosticar e conhecer os métodos de tratamento decorrentes de complicações da anestesia local e dar base para prosseguir nos estudos das disciplinas de aplicação; Capacitar os alunos a realizarem análise crítica sobre os conceitos atuais de cariologia. Apresentar os estudos atualizados sobre a cárie dentária. Identificar as estratégias/métodos de diagnóstico  e controle da doença cárie.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7514750 - Michel Reis Messora
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de competências e habilidades por meio de atividades laboratoriais, clínicas e teóricas envolvendo os seguintes conteúdos: treinamento clínico tendo como base os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Semiologia e Radiologia básica, bem como aplicação clínica direta, durante o atendimento a pacientes, do conteúdo da disciplina de Diagnóstico I; Anatomia e histologia do periodonto e tecidos peri-implantares; Etiologia das doenças periodontais e peri-implantares: Biofilme e Cálculo Dental; Imuno-Patogênese das doenças periodontais e peri-implantares; Epidemiologia das doenças periodontais – Índices: PSR, IG e IP; Controle do biofilme e adequação do meio bucal (utilização do ultrassom e remoção de fatores retentivos de biofilme); Agentes antimicrobianos locais em Periodontia; Pré-Clínica 1 – Instrumentação periodontal supragengival em manequim; Clínica – adequação do meio bucal; Métodos de Anestesia; Farmacologia dos anestésicos locais; Avaliação pré-anestésica; Indicações e contra-indicações da anestesia local; Acidentes e complicações da anestesia local; Pré-medicação em Anestesiologia; Tratamento de emergência; Anestesia tópica e infiltrativa; Bloqueios dos nervos da II Divisão do Trigêmeo; Bloqueios dos nervos da III Divisão do Trigêmeo; Material e instrumental em anestesiologia; Prática de execução das principais técnicas de anestesia local em odontologia. Cárie dentária – conceitos, prevalência, incidência e epidemiologia; Saliva, microbiota e as Interações bioquímicas do dente com os fluidos bucais; Formação do biofilme dental e o desenvolvimento das lesões de cárie; Aspectos clínicos e histopatológico da cárie; Diagnóstico da cárie dentária; Filosofia minimamente invasiva para tratamento da doença.
 
 
 
Programa
Área de Diagnóstico clínico:
Treinamento clínico do estudante tendo como base os conhecimentos adquiridos nas disciplinas que antecedem (Semiologia e Radiologia básica), bem como aplicação clínica direta, durante o atendimento a pacientes, do conteúdo da disciplina de Diagnóstico I.

Área de Periodontia:
Anatomia e histologia do periodonto e tecidos peri-implantares; Etiologia das doenças periodontais e peri-implantares: Biofilme e Cálculo Dental; Imuno-Patogênese das doenças periodontais e peri-implantares; Epidemiologia das doenças periodontais – Índices: PSR, IG e IP; Controle do biofilme e adequação do meio bucal (utilização do ultrassom e remoção de fatores retentivos de biofilme); Agentes antimicrobianos locais em Periodontia; Pré-Clínica 1 – Instrumentação periodontal supragengival em manequim; Clínica – adequação do meio bucal.

Área de Anestesiologia:
Métodos de Anestesia; Farmacologia dos anestésicos locais; Avaliação pré-anestésica; Indicações e contra-indicações da anestesia local; Acidentes e complicações da anestesia local; Pré-medicação em Anestesiologia; Tratamento de emergência; Anestesia tópica e infiltrativa; Bloqueios dos nervos da II Divisão do Trigêmeo; Bloqueios dos nervos da III Divisão do Trigêmeo; Material e instrumental em anestesiologia; Prática de execução das principais técnicas de anestesia local em odontologia.

Área de Cariologia: Cárie dentária – conceitos, prevalência, incidência e epidemiologia; Saliva, microbiota e as Interações bioquímicas do dente com os fluidos bucais; Formação do biofilme dental e o desenvolvimento das lesões de cárie; Aspectos clínicos e histopatológico da cárie; Diagnóstico da cárie dentária; Filosofia minimamente invasiva para tratamento da doença.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades práticas laboratoriais e atividades práticas clínicas com atendimento de pacientes. Desta forma, estão previstas e poderão ocorrer: - Atividades em Laboratório; - Atividades em Clínica; - Aulas Demonstrativas; e - Metodologias ativas de ensino (síncronas ou assíncronas) capazes de inserir o estudante no cenário prático alvo da disciplina, tais como: discussões de casos clínicos, demonstrações em vídeos de procedimentos clínicos e/ou laboratoriais, organização de grupos de estudo para elaborações e avaliações de plano de tratamento ou uso de qualquer outra metodologia apropriada.
Critério
Os acadêmicos serão avaliados dos pontos de vista cognitivo (conhecimentos adquiridos), afetivo (relacionamento e postura) e psicomotor (habilidades físicas). A avaliação corresponderá à avaliação formativa, envolvendo apreciação total das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o decorrer da disciplina. Dentre os critérios de avaliação estão: - Assiduidade e Pontualidade; - Apresentação Pessoal, envolvendo a paramentação e vestimenta adequada (respeitando a Portaria de Uniforme e protocolos estabelecidos pela Comissão de Biossegurança da FORP); - Competências, atitudes e qualidade no desenvolvimento das atividades clínicas e laboratorias; - Preenchimento adequado do prontuário odontológico; - Provas teóricas - Outros, a critério dos docentes responsáveis pela disciplina *. * OBS: Os detalhes específicos de critérios de avaliação de cada área englobada nesta disciplina serão apresentados no início do semestre pelos docentes responsáveis pela disciplina. Avaliação por área: Os estudantes serão inicialmente avaliados em cada área que compõe a disciplina: Diagnóstico, Periodontia, Anestesiologia e Cariologia. Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do estudante será feita mediante a apuração da média aritmética das atividades (laboratoriais, clínicas e teóricas) desenvolvidas em todas as áreas englobadas nesta disciplina. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o estudante que obtiver: - frequência mínima igual ou superior a 70% (setenta por cento) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima); e - média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima). Neste caso, a nota final será obtida pela média aritmética das notas de cada área englobada nesta disciplina. Caso o estudante não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5,0 (cinco) em alguma(s) área(s) na avaliação por área, receberá como conceito final da disciplina a nota de menor valor dentre as notas de cada área.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver frequência mínima regimental (70%) e média final entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) poderá realizar a recuperação, que constará em atividades e provas teórico/práticas da(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) não obteve aprovação. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
Área de Diagnóstico:
El-Naggar AK, Chan JKC, Grandis JR, Takata T, Slootweg PJ. WHO Classification of Head and Neck Tumours. 4th Edition, Volume 9. IARC Press, Lyon, 2017. 
Freitas A et al. Radiologia Odontológica. 6ª edição. São Paulo: Artes Médicas, 2004. 
Langlais et al. Diagnostic imaging of the jaws. Williams & Wilkins, 1995. 
Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. Patologia Oral e Maxilofacial. 3ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 
Regezi JA, Sciubba JJ, Jordan RCK. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 5ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
Sciubba JJ, Fantasia JE, Kahn LB. Atlas of Tumor Pathology – Tumors and cysts of the jaws. Third series, Washington: Armed Forces Institute of Pathology, 2001. 
Shear M, Speight PW. Cysts of the oral and maxillofacial regions. 4th edition, Hong Kong: Blackwell Munksgaard, 2007. 
Thompson LDR. Foundations in Diagnostic Pathology - Head and Neck Pathology. 2nd edition, Philadelphia: Elsevier Saunders, 2013. 
Watanabe PCA & Arita ES. Imaginologia e Radiologia Odontológica. Rio de Janeiro-RJ. Editora Elsevier, 511p. 2019.
Watanabe PCA & Arita ES. Radiologia oral: Texto e Atlas. Santana de Parnaíba-SP. Editora Manole, 518p. 2021
Woo SB. Oral Pathology: A comprehensive atlas and text. Philadelphia: Elsevier Saunders, 2012. White SC, Pharoah MJ. Radiologia oral: fundamentos e interpretação. 5ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Área de Periodontia:
CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G.; TAKEI, H.H; KLOKKEVOLD, P.R. Periodontia Clínica. Elsevier Editora Ltda.: Rio de Janeiro. 11a Ed. 2012.
KATCHBURIAN E & ARANA VC. Histologia e Embriologia Oral. Segunda Edição, 2004. Editorial Panamericana S.A.C.F. em co-edição com Editora Guanabara Koogan S.A.
LINDHE, J.; KARRING, T.; LANG, N.P. Tratado de Periodontia Clínica e Implantologia Oral. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro. 5ª Ed. 2010.
NOVAES JR., A.B.; NOVAES, A.B. Cirurgia Periodontal com Finalidade Protética. São Paulo, Ed. Artes Médicas, 1999.

Área de Anestesiologia:
BENNETT, C.R. Monhein – Anestesia Local e Controle da Dor na Prática Dentária. 7ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1986.
YAGIELA, J.A. Local Anesthesia: A Century of Progress. Anesthesia Progress, v. 32, n. 2, p. 47-56, Mar/Apr, 1985.
JASTAK, J.T. & YAGIELA, J.A. Vasoconstrictors and Local Anesthesia: A Review and Rationale for Use. J. Am. Dent. Assoc., v. 107, n. 4, p. 623-630, Oct, 1983.
MALAMED, S.F. Manual de Anestesia Local. 5a. ed., Elsevier, 2005, 7a tiragem. ISBN 978-85-352-1562-5.

Área de Cariologia:
CONCEIÇÃO, E.N et al. Dentística: Saúde e Estética. 3ª edição, 2018. 
HARGREAVES KM, BERMAN LH. Cohen S. Caminhos da polpa. 11ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2017. 
KIDD, E.; & FEJERSKOV O. Cárie Dentária: A Doença e seu Tratamento Clínico. 2a ed. Tradução: Rossetti PHO. São Paulo: Santos, 2011. 
THYLSTRUP, A.; FEJERSKOV. O. Cariologia clínica. São Paulo: Santos, 2001. 421p.
MAGALHÃES AC, RIOS D, WANG L., BUZALAF MAR. Cariologia da base à clínica. Manole Ed., 2020.
SOUZA-GABRIEL AE, CURILOFO-ZOTTI, CORONA SAM, Protocolos Clínicos de Dentística, Ed. Quintessence, 2019.
 

Clique para consultar os requisitos para 8061219

Clique para consultar o oferecimento para 8061219

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP