Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais da FEARP
 
Disciplina: 8101050 - Formação de Gestores Responsáveis
Responsible Management Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A ênfase do curso será na compreensão dos conceitos de educação para o desenvolvimento sustentável e de lideranças responsáveis; na apresentação de instrumentos de gestão sustentável e na formação de gestores que consigam trabalhar com novos arranjos organizacionais e inovação social, pautados por valores e indicadores de impacto de sua performance.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
477548 - Adriana Cristina Ferreira Caldana
 
Programa Resumido
A disciplina apresentará os conceitos de educação para o desenvolvimento sustentável e de liderança responsável, a partir de análises e modelos teóricos. Apresentará e discutirá ferramentas e instrumentos de gestão colaborativa, por meio de seminários, revisões teóricas e intervenções sustentáveis em empresas, organizações sociais e comunidades.
 
 
 
Programa
1. Educação para o Desenvolvimento Sustentável - Conceito / História - Modelos / Exemplos 2. Formação de Liderança Responsável - Conceito - Propósito e valores - Modelos / Exemplos 3. Ferramentas e instrumentos de Liderança Sustentável - Meu papel no mundo - Tecnologia e Inovação Social - Gestão de Resultados e Indicadores de Impacto
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expostivas Artigos para leituras prévias Seminários Palestras Estudo de Caso Desenvolvimento de projeto aplicado
Critério
Os alunos terão múltiplas formas de aplicação e avaliação dos conhecimentos, além da oportunidade da elaboração de um projeto aplicado à comunidade, a ser avaliado por uma banca externa.
Norma de Recuperação
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas. O cálculo de uma média aritmética simples será feito com a nota da prova de reavaliação e a média final obtida pelo aluno na disciplina. Se esta média resultar em nota igual ou superior a cinco (5,0), o aluno será aprovado.
 
Bibliografia
     
HARGREAVES, A.; FINK, D. Sustainable leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2006. LAASCH, O.; CONAWAY, R. N. Principles of responsible management: glocal sustainability, responsibility, ethics. Cencage, 2013. MAAK, T.; PLESS, N. M. Responsible leadership. London: Routledge Publishers, 2005. MOOD-STUART, M. Responsible leadership: lessons from the front line of sustainability and ethics. West Yorkshire (UK): Greenleaf Publishing, 2014. VOLTOLINI, R. Escolas de líderes sustentáveis: como as empresas estão educando e envolvendo os líderes para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Ed. Campus-Elsevier, 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para 8101050

Clique para consultar o oferecimento para 8101050

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP