1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico de parâmetros como: afinação, precisão, equilíbrio, fraseado etc.
Retomada e aperfeiçoamento dos repertórios e pressupostos técnicos da disciplina precedente de Canto Coral. Classificação Vocal. Respiração para o canto. Colocação da emissão em "Bocca Chiusa". O canto coral em uníssono. O canto coral em cânone. O canto coral em outras formações polifônicas. Leitura coral.
Retomada e aperfeiçoamento dos repertórios e pressupostos técnicos da disciplina precedente de Canto Coral. Classificação Vocal. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Colocação da emissão em "Bocca Chiusa" relaxamento da mandíbula, posicionamento da língua, suspensão do palato mole, exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando, conexão do apoio e emissão vocal, passagem da "Bocca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. O canto coral em uníssono: afinação, uniformidade tímbrica, precisão rítmica. O canto coral em cânone. O canto coral em outras formações polifônicas. Leitura coral: testagem da escuta harmônica e afinação à 1ª vista a várias vozes, memorização, fundamentos de teoria musical. Montagem e aperfeiçoamento de peças musicais - promovendo a aplicação das técnicas aprendidas. Conexão entre diafragma e emissão vocal.
BEHLAU, Mara; REHDER, Maria Inês. Higiene vocal para o Canto Coral. Rio de Janeiro: Revinter, 1997. COELHO, Helena Wöhl. Técnica vocal para coros. 7ª Edição. São Leopoldo: Sinodal, 1994. CORBIN, Lynn Ann. Vocal pedagogy in the choral rehearsal: The selected concepts on choral tone quality, understanding of the singing process, and attitudes toward choir participation. 1982. 119 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Graduate School of The Ohio State University, Ohio State University, 1982. COSTA, Paulo Rubens Moraes. Diagnose em Canto Coral: parâmetros para análise e ferramentas para a avaliação. 2005. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DRAHAN, Snizhana. Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo regente coral - método e formação. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. FERNANDES, Angelo José. O regente moderno e a construção da sonoridade coral: uma metodologia de preparo vocal para coros. 2009. 475 f. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2009. HERR, Martha. Considerações para a classificação da voz do coralista. In: FERREIRA, Léslie Piccolotto et al. Voz profissional: o profissional da voz. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1995. p. 51-56. MILLER, Richard. The structure of singing. Boston, Massachusetts: Schirmer, 1986. RAMOS, Marco Antonio da Silva. Canto Coral: do repertório temático à construção do programa. 1988. 492f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988. ______. Memorial. 2011. Memorial (Professor titular) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. ______. O ensino da regência coral. 2003. 107f. Tese (Livre Docência) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. VIDEIRA JR., Mário Rodrigues. Educação musical através do coro: A experiência no Projeto Comunicantus da ECA - USP. 2001. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.