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Disciplina: ACA0522 - Meteorologia Sinótica I
Synoptic Meteorology I
Créditos Aula:
3
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
45 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2014
Desativação:
Objetivos
Esta disciplina envolve a integração de informações meteorológicas e do conhecimento adquirido pelo aluno nas disciplinas anteriores (ACA0115, ACA0221 e ACA0223). Promove-se a interpretação das situações sinóticas por meio de análises manuais e com a utilização de softwares de análise e visualização em computadores conectados à rede do IAG.
Docente(s) Responsável(eis)
1960640 - Ricardo de Camargo
2522333 - Rita Yuri Ynoue
Programa Resumido
Cartas meteorológicas e dados sinóticos (plotagens, interpretação e análise). Tipos de nuvens e sua relação com o quadro sinótico. Utilização de bancos de dados de livre acesso: campos meteorológicos, imagens de satélite, sondagens, plataformas de coletas de dados e estações meteorológicas convencionais e automáticas; informações codificadas: METAR e SYNOP. Elaboração de rotinas (scripts) para tratamento objetivo das informações meteorológicas.
Programa
Cartas meteorológicas e dados sinóticos (plotagens, interpretação e análise). Tipos de nuvens e sua relação com o quadro sinótico. Utilização de bancos de dados de livre acesso: campos meteorológicos, imagens de satélite, sondagens, plataformas de coletas de dados e estações meteorológicas convencionais e automáticas; informações codificadas: METAR e SYNOP. Elaboração de rotinas (scripts) para tratamento objetivo das informações meteorológicas.
Avaliação
Método
Aulas expositivas; aulas práticas na sala didática; resolução de exercícios; e discussões sobre o tempo.
Critério
Provas e listas de exercícios.
Norma de Recuperação
Prova única realizada no período de recuperação.
Bibliografia
DJURIC,D (1994): Weather Analysis, pentice Hall Inc. englewood Cliffs, New Jersey, 304 pp
Vasquez, Tim.. Weather map handbook : a guide to the Internet, modern forecasting, and weather technology /. Austin, Tex. :, Weather Graphics Technologies,, 2003.. 167 p. :.
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