Oferecer aos alunos as noções básicas relativas ao processo de formação das sociedades modernas e contemporâneas, o papel da cultura, da diversidade cultural e do multiculturalismo, assim como dos processos de consolidação dos direitos civis, sociais e políticos modernos em sua relação com as formas contemporâneas de expressão dos mesmos. A relação das políticas de inclusão e de exclusão será examinada à luz da formação das políticas públicas.
A disciplina introduzirá os estudantes no estudo das sociedades modernas e contemporâneas segundo os enfoques da antropologia e da sociologia. Seu foco será a análise das sociedades complexas, diferenciadas, desiguais, multirraciais e pluriétnicas que se formaram a partir da modernidade. Os conceitos de classe social e identidade; diversidade cultural e o multiculturalismo; movimentos sociais, grupos minoritários e ampliação de direitos civis, sociais e políticos serão examinados. Em tal contexto, serão tratadas também as políticas de inclusão e de exclusão (social, de raça, de gênero, etc). Finalmente, serão abordados os efeitos da globalização para a cidadania, a identidade cultural e as políticas públicas.
Os conceitos de sociedade complexa, diversificada, desigual, multirracial e pluriétnica.Descontinuidades da modernidade e tensões sociais, políticas e culturais contemporâneas. A liberdade e a igualdade na formação da esfera pública. Indivíduo, sociedade e ação coletiva. A importancia da cultura e a questão das identidades. Tradição, valores e ordem moral. Diversidade cultural e multiculturalismo. Globalização e cultura: conectividade, mediação e comunicação. Cidadania, expansão dos direitos (civís, sociais e políticos), movimentos sociais, ONGs e grupos minoritários. A política da diferença e as relações de raça, genero, etnia, preferência sexual, etc. Legislação e políticas de inclusão e de exclusão (preconceitos, segregações, e discriminações).
Bibliografia básica: Cardoso, Fernando H. & Ianni, Octávio, Homem e sociedade, Cia. Ed. Nacional, 1961;Cohn, Gabriel, Sociologia – para ler os clássicos, Livros técnicos e científicos Ed., 1977;Rex, J., Problemas fundamentais da teoria sociológica, Zahar, 1973;Fichter, J. H., Sociologia, Ed. Herder, 1969;Lazarsfeld, P., A sociología, Liv. Bertrand, 1970;Aron, Raymond, Les étapes de la pensée sociologique, E. Gallimard, 1967;Heather, Derek, Citizenship: the civic ideal in world history, politics and education, Longan Publ., 1990;Skinner, Quentin, The return of Grand Theory in the Human Sciences, Cambridge University Press, 1988;Lipset, Seymour M., Political Man, The Johns Hopkins University Press, 1981;Rueschemeyer, D., Stephens, E. H. & Stephens, J. D., Capitalist development & democracy, Polity Press, 1992;Mannheim, Karl, Ideologia e Utopia, Zahar Ed., 1968;Avineri, S. & de-Shalit, A., Communitarianism and Individualism, Oxford University Press, 1992;Giddes, Anthony, As consequencias da modernidade, Ed. Unesp, 1991;Harrinson L. E. & Huntington, S. P., A cultura importa, Record, 2002;Benhabib, Seyla, Democracy and Difference, Princeton University Press, 1996;Tomlinson, John, Globalization and Culture, The University of Chicago Press, 1999;Held, D., McGrew, A., Goldblatt, D. & Perraton, J., Global transformations, Polity Press, 1999;Canclini, Néstor G., La Globalización Imaginada, Ed. Paidós, 2001;Canclini, Néstor G., Culturas Hibridas, Edusp, 2000. Lévi-Strauss, C., Raça e Ciência, Ed. Perspectiva, 1970;Munanga, K. (Org.), Estratégias e políticas de combate à discriminação racial, Edusp/Estação Ciência, 1966;Queiroz, Renato, S., Não vi e não gostei: o fenômeno do preconceito, Ed. Moderna, 1995;Schwarcz, Lilian M. & Queiroz, R. S. (Orgs.), Raça e diversidade, Edusp/Estação Ciência, 1996.