Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0041 - Resolução de Problemas I
Problem Based Learning I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
- Iniciar os alunos em projetos de iniciação científica.
- Estudar a proposta de pesquisas por meio da resolução de problemas.
- Iniciar os alunos em atividades interdisciplinares de pesquisa. 
- Discutir, investigar e analisar problemas sociais, culturais e científicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3416847 - Humberto Miguel Garay Malpartida
 
Programa Resumido
Esta disciplina propõe discutir, investigar e analisar, de forma interdisciplinar, problemas sociais, culturais, científicos e suas expressões sócio espaciais relacionados à região leste da cidade de São Paulo.
 
 
 
Programa
- Introdução à pesquisa científica.
- Fundamentos da Resolução de problemas.
- Análise dos problemas sociais, culturais e científicos relacionados à região leste da cidade de São Paulo.
- Desenvolvimento de ações coletivas e interdisciplinares de resolução de problemas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários temáticos voltados para a compreensão dos fenômenos que afetam a comunidade e suas instituições sociais.
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: 
KUHN, S. T. (1991). Estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
ORACI NOGUEIRA ( ). Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Editora Nacional.
SOBRAL, D.T. (1994). Aprendizagem baseada em problemas. Efeito no aprendizado. R. Bras. Educ. Méd. 18(2): 61-64.
THOMSOM, J.C. (1996). PBL – Uma proposta pedagógica. Olho Mágico 2(4/5):7.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0041

Clique para consultar o oferecimento para ACH0041

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP