- Iniciar os alunos em projetos de iniciação científica. - Estudar a proposta de pesquisas por meio da resolução de problemas. - Iniciar os alunos em atividades interdisciplinares de pesquisa. - Discutir, investigar e analisar problemas sociais, culturais e científicos.
Esta disciplina propõe discutir, investigar e analisar, de forma interdisciplinar, problemas sociais, culturais, científicos e suas expressões sócio espaciais relacionados à região leste da cidade de São Paulo.
- Introdução à pesquisa científica. - Fundamentos da Resolução de problemas. - Análise dos problemas sociais, culturais e científicos relacionados à região leste da cidade de São Paulo. - Desenvolvimento de ações coletivas e interdisciplinares de resolução de problemas.
Bibliografia básica: KUHN, S. T. (1991). Estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.ORACI NOGUEIRA ( ). Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Editora Nacional.SOBRAL, D.T. (1994). Aprendizagem baseada em problemas. Efeito no aprendizado. R. Bras. Educ. Méd. 18(2): 61-64.THOMSOM, J.C. (1996). PBL – Uma proposta pedagógica. Olho Mágico 2(4/5):7.