Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Artes, Ciências e Humanidades
Disciplina: ACH0041 - Resolução de Problemas I
Problem Based Learning I
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2022
Desativação:
Objetivos
- Iniciar os alunos em projetos de iniciação científica.
- Estudar a proposta de pesquisas por meio da resolução de problemas.
- Iniciar os alunos em atividades interdisciplinares de pesquisa.
- Discutir, investigar e analisar problemas sociais, culturais e científicos.
Docente(s) Responsável(eis)
3416847 - Humberto Miguel Garay Malpartida
Programa Resumido
Esta disciplina propõe discutir, investigar e analisar, de forma interdisciplinar, problemas sociais, culturais, científicos e suas expressões sócio espaciais relacionados à região leste da cidade de São Paulo.
Programa
- Introdução à pesquisa científica.
- Fundamentos da Resolução de problemas.
- Análise dos problemas sociais, culturais e científicos relacionados à região leste da cidade de São Paulo.
- Desenvolvimento de ações coletivas e interdisciplinares de resolução de problemas.
Avaliação
Método
Seminários temáticos voltados para a compreensão dos fenômenos que afetam a comunidade e suas instituições sociais.
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
Bibliografia
Bibliografia básica:
KUHN, S. T. (1991). Estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
ORACI NOGUEIRA ( ). Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Editora Nacional.
SOBRAL, D.T. (1994). Aprendizagem baseada em problemas. Efeito no aprendizado. R. Bras. Educ. Méd. 18(2): 61-64.
THOMSOM, J.C. (1996). PBL – Uma proposta pedagógica. Olho Mágico 2(4/5):7.
Clique para consultar os requisitos para ACH0041
Clique para consultar o oferecimento para ACH0041
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP