Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0042 - Resolução de Problemas II
Problem Based Learning II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
- Desenvolver projetos de iniciação científica.
- Estudar a proposta de pesquisas por meio da resolução de problemas e de resolução de conflitos.
- Desenvolver atividades interdisciplinares de pesquisa. 
- Discutir, investigar e analisar problemas sociais, interpessoais, culturais e científicos relacionados à vida cotidiana das pessoas, à cidade de São Paulo e à realidade brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3416847 - Humberto Miguel Garay Malpartida
 
Programa Resumido
Esta disciplina propõe discutir, investigar e analisar problemas interpessoais, sociais, culturais, científicos e suas expressões sócio espaciais relacionados à região metropolitana de São Paulo e à realidade brasileira. Viagens didáticas a instituições públicas ou privadas, empresas, centros de pesquisa ou locais de interesse para desenvolvimento da disciplina.
 
 
 
Programa
- Metodologias de pesquisa científica.
- Fundamentos da resolução de problemas.
- Fundamentos da resolução de conflitos.
- Análise dos problemas interpessoais, sociais, culturais e científicos relacionados à vida cotidiana das pessoas, à região metropolitana de São Paulo e à realidade brasileira.
- Desenvolvimento de ações coletivas e interdisciplinares de resolução de problemas e de resolução de conflitos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários temáticos voltados para a compreensão dos fenômenos que afetam as relações interpessoais, a comunidade e suas instituições sociais
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:
KUHN, S. T. (1991). Estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

SASTRE, G. e MORENO, M. (2002). Aprendizagem emocional e resolução de conflitos. São Paulo: Moderna.

THOMSOM, J.C. (1996). PBL - Uma proposta pedagógica. Olho Mágico 2(4/5):7.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0042

Clique para consultar o oferecimento para ACH0042

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP