Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.
Evolução do conhecimento da Terra. A história geológica e da vida no nosso planeta. Os recursos naturais e o meio ambiente.
História geológica da Terra. Fenômenos geológicos, tectônica de placas, sismologia. Interação oceano-atmosfera e clima. Mudanças climáticas. Historia da vida na Terra – paleontologia. Ciência e tecnologia no contexto da exploração geológica. Recursos naturais, energia, meio ambiente e sociedade.
Bibliografia básica:W. TEIXEIRA; T.R. FAIRCHILD; TOLEDO, M. C. M. & F. TAIOLI; Decifrando a Terra, Companhia Editora Nacional, 2009PINKER, S.; Tabula rasa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.DE MEIS, L.; Ciência, educação e conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2002.HELLAN, H.; Grandes debates da ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora Unesp, 2003.