- Discutir o papel da psicologia e suas múltiplas abordagens no estudo das temáticas da vida contemporânea, com destaque para questões relacionadas à violência, sexualidade, saúde, qualidade de vida, direitos humanos e outras mais. - Em outra perspectiva, abordar como a psicologia e a pesquisa sobre as questões contemporâneas ajudam a compreender os fenômenos do desenvolvimento humano, da aprendizagem e das relações interpessoais no interior das instituições sociais.
A disciplina abordará o papel da psicologia no estudo das temáticas da vida contemporânea, e como a violência, a sexualidade, a saúde, a qualidade de vida e outras temáticas interferem nas relações humanas presentes nas instituições sociais.
- Introdução à psicologiaOrigens do campo disciplinarTeorias clássicas do século XX.- Novos paradigmas no campo da psicologia- A psicologia e os temas da vida contemporâneaViolência;Sexualidade;Saúde;Qualidade de vida;Criatividade;Direitos humanos;Relações interpessoais.- Papel da psicologia na compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento humano, à aprendizagem e às relações interpessoais nas instituições sociais, como: escolas, hospitais, família, empresas e presídios.
Bibliografia básica: AQUINO, J. G. et al. (1998). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial.ARANTES, V. A. et al. (2003). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial.ARAÚJO, U. F. & AQUINO . J. G. (2001). Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna. COLL, C. et al. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas.DAMÁSIO, A. (1996). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia. Das Letras.LEWIS, Michael. (1999). Alterando o destino: por que o passado não prediz o futuro. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora da Unicamp. MORIN, Edgar. (1998) Introdución al pensamiento complejo. Barcelona, Gedisa. OLIVEIRA, M. K. et al. (2002). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: ModernaPATTO, M. H. S. (1997). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do psicólogo.VASCONCELOS, M. S. et al. (2001). Criatividade: psicologia, educação e o conhecimento do novo. São Paulo: Moderna.SCHNITMAN, Dora F. (1998). Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas.