Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
Psychology, Education and Contemporary Issues

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
- Discutir o papel da psicologia e suas múltiplas abordagens no estudo das temáticas da vida contemporânea, com destaque para questões relacionadas à violência, sexualidade, saúde, qualidade de vida, direitos humanos e outras mais.
- Em outra perspectiva, abordar como a psicologia e a pesquisa sobre as questões contemporâneas ajudam a compreender os fenômenos do desenvolvimento humano, da aprendizagem e das relações interpessoais no interior das instituições sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1734074 - Ulisses Ferreira de Araújo
 
Programa Resumido
A disciplina abordará o papel da psicologia no estudo das temáticas da vida contemporânea, e como a violência, a sexualidade, a saúde, a qualidade de vida e outras temáticas interferem nas relações humanas presentes nas instituições sociais.
 
 
 
Programa
- Introdução à psicologia
Origens do campo disciplinar
Teorias clássicas do século XX.
- Novos paradigmas no campo da psicologia
- A psicologia e os temas da vida contemporânea
Violência;
Sexualidade;
Saúde;
Qualidade de vida;
Criatividade;
Direitos humanos;
Relações interpessoais.
- Papel da psicologia na compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento humano, à aprendizagem e às relações interpessoais nas instituições sociais, como: escolas, hospitais, família, empresas e presídios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Na avaliação serão empregados pelo menos dois instrumentos diferentes mas interrelacionados:
- Exame reflexivo sobre os conhecimentos abordados no curso, podendo ocorrer por meio de provas ou de trabalhos escritos.
- Seminários temáticos voltados para a compreensão dos fenômenos que afetam a comunidade e suas instituições sociais.
Critério
Provas e/ou trabalhos
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

AQUINO, J. G. et al. (1998). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial.
ARANTES, V. A. et al. (2003). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial.
ARAÚJO, U. F. & AQUINO . J. G. (2001). Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna.
COLL, C. et al. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas.
DAMÁSIO, A. (1996). O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Cia. Das Letras.
LEWIS, Michael. (1999). Alterando o destino: por que o passado não prediz o futuro. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora da Unicamp.
MORIN, Edgar. (1998) Introdución al pensamiento complejo. Barcelona, Gedisa.
OLIVEIRA, M. K. et al. (2002). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna
PATTO, M. H. S. (1997). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do psicólogo.
VASCONCELOS, M. S. et al. (2001). Criatividade: psicologia, educação e o conhecimento do novo. São Paulo: Moderna.
SCHNITMAN, Dora F. (1998). Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0102

Clique para consultar o oferecimento para ACH0102

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP