Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0112 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
Psychology, Education and Contemporary - Issues – A Psychoanalytic Perspective

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
A compreensão e manejo de conceitos básicos da teoria psicanalítica psicanálise;
O entendimento da teoria da cultura segundo a ótica psicanalítica;
A articulação de conceitos psicanalíticos com as questões da educação e da contemporaneidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3445732 - Ivan Ramos Estevão
1208111 - Patricia Junqueira Grandino
 
Programa Resumido
A disciplina busca apresentar e articular conceitos advindos da teoria psicanalítica que podem ser utilizados como instrumentos de interpretação, compreensão e intervenção em relação aos fenômenos da contemporaneidade.
 
 
 
Programa
Programa
I. As relações entre indivíduos e sociedades contemporâneas
- Introdução à psicologia
- Introdução à psicanálise
- Conceitos centrais da psicanálise
- A constituição psíquica
- Conceitos de articulação entre psicanálise e a teoria da cultura
- Concepção psicanalítica de cultura

II. O conhecimento nas sociedades contemporâneas
- Psicanálise e educação
- Articulação entre psicanálise e temas da contemporaneidade tais como família, violência, diferenças sexuais, saúde, toxicodependência, relações interpessoais, religião, situações de risco, entre outros.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos e/ou seminários
Critério
Provas e/ou trabalhos e/ou seminários
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos
 
Bibliografia
     
BIRMAN, J., Arquivos do Mal-Estar e da Resistência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
BIRMAN, J., Mal-Estar na Atualidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 1999.
COSTA, JURANDIR FREIRE, O Self e a Interioridade, Rio de Janeiro: Garamond, 2007
FREUD, S., O Mal-Estar na Cultura. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. XXI.
FREUD, S., Psicologia das Massas e Análise do Eu. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. XVIII.
GARCIA-ROZA, L. A., Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
LA MENDOLA, S., O sentido do risco. Tempo soc., São Paulo, v. 17, n. 2, Nov. 2005.
MACHADO, M.N.M, CASTRO, E.M.; ARAÚJO, J.N.G.; ROEDEL, S. (orgs.), Psicossociologia: análise social e intervenção, São Paulo: Autêntica, 2001
MILLOT, C., Freud Antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0112

Clique para consultar o oferecimento para ACH0112

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP