A compreensão e manejo de conceitos básicos da teoria psicanalítica psicanálise;O entendimento da teoria da cultura segundo a ótica psicanalítica;A articulação de conceitos psicanalíticos com as questões da educação e da contemporaneidade.
A disciplina busca apresentar e articular conceitos advindos da teoria psicanalítica que podem ser utilizados como instrumentos de interpretação, compreensão e intervenção em relação aos fenômenos da contemporaneidade.
ProgramaI. As relações entre indivíduos e sociedades contemporâneas- Introdução à psicologia- Introdução à psicanálise- Conceitos centrais da psicanálise- A constituição psíquica- Conceitos de articulação entre psicanálise e a teoria da cultura- Concepção psicanalítica de culturaII. O conhecimento nas sociedades contemporâneas- Psicanálise e educação- Articulação entre psicanálise e temas da contemporaneidade tais como família, violência, diferenças sexuais, saúde, toxicodependência, relações interpessoais, religião, situações de risco, entre outros.
BIRMAN, J., Arquivos do Mal-Estar e da Resistência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.BIRMAN, J., Mal-Estar na Atualidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 1999.COSTA, JURANDIR FREIRE, O Self e a Interioridade, Rio de Janeiro: Garamond, 2007FREUD, S., O Mal-Estar na Cultura. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. XXI.FREUD, S., Psicologia das Massas e Análise do Eu. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. XVIII.GARCIA-ROZA, L. A., Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.LA MENDOLA, S., O sentido do risco. Tempo soc., São Paulo, v. 17, n. 2, Nov. 2005.MACHADO, M.N.M, CASTRO, E.M.; ARAÚJO, J.N.G.; ROEDEL, S. (orgs.), Psicossociologia: análise social e intervenção, São Paulo: Autêntica, 2001MILLOT, C., Freud Antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.