Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.
Origem, organização e evolução dos entes físicos que compõem o Universo. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no contexto das ciências físicas.
As estruturas que compõem o Universo: do cotidiano ao macro, a Terra, o Sistema Solar e as galáxias. A percepção do homem e os seus modelos cosmológicos. A relação entre a religião e o conhecimento científico. A evolução dos conceitos sobre o Universo e sua relação com a sociedade. A ciência e a tecnologia no contexto da exploração espacial.
Bibliografia básica:VIEGAS, S. M. M.; No coração das galáxias. EDUSP, 2007SAGAN, C.; O mundo assombrado pelos demônios. Ed. Companhia de bolso, 2006.GLEISER, M.; A dança do Universo: dos mitos de criação ao Big-Bang. Companhia das Letras, 1997DE MEIS, L.; Ciência, educação e conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2002.HELLAN, H.; Grandes debates da ciência: dez das maiores contendas de todos os tempos. São Paulo: Editora Unesp, 2003.Bibliografia complementar:GAMOW, G.; O incrível mundo da física moderna. Ed. Companhia de bolso, 2006.GLEISER, M.; Micro Macro: Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço. São Paulo: Publifolha, 2005.DE MEIS, L.; Ciência, educação