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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos – Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
Psychology, Education and Contemporary - Issues – Social Processes in the Constitution of the Individual

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
A disciplina focaliza a relação entre a história de instituições sociais específicas – como a família e a escola, entre outras – e a formação dos indivíduos. Privilegia-se o estudo dos processos de interiorização de normas e constrangimentos sociais na produção de identidades nas sociedades contemporâneas. Identifica-se a relação entre as categorias da psicologia, da pedagogia e outras ciências humanas e as classificações sociais. Privilegia-se a análise dos efeitos destas categorias sobre a construção social do “normal” e do “patológico”, dos estereótipos, do feminino e do masculino, bem como sobre o processo mais amplo de naturalização das diferenças entre os indivíduos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
420392 - Ana Laura Godinho Lima
1069242 - Graziela Serroni Perosa
 
Programa Resumido
Concentra-se, prioritariamente, no exame da relação entre classificações produzidas por especialistas (médicos, psicólogos, educadores, etc.) e classificações que circulam amplamente na sociedade (representações sociais do "normal" e do "patológico", do feminino e do masculino, entre outras). Examina a produção de estereótipos como conseqüência dos processos de naturalização das categorias sociais.
 
 
 
Programa
•	A instituição da escola moderna 
• A produção de conhecimentos especializados sobre os indivíduos.
• Classificações e hierarquias de aptidões como efeitos de relações de poder.
• Condições de incorporação e de transgressão das divisões sociais.
• Exames, diagnósticos e tratamentos: estratégias de normalização dos indivíduos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e trabalhos.
Critério
Provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
Provas e trabalhos.
 
Bibliografia
     
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
BOURDIEU, Pierre (1998). Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes,
BOURDIEU, Pierre (2007). In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectivas, 6ª Ed.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. volume 1: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociogênese de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.
LAREAU, Annete. (2007) “A desigualdade invisível: o papel da classe social em famílias brancas e negras.” Educação em Revista, Belo Horizonte, n.45. p.13-82.
LINHARES, Elisabeth. (2008) “Anjos na escola, escravos na roça.” Tempo Social, São Paulo, vol.20, n.1., p. 95-117.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
 

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