Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0131 - Ciências da Natureza - Ciência, Cultura e Sociedade
Natural Sciences - Science, Culture and Society

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1606310 - Paulo Rogério Miranda Correia
2373511 - Rogério Monteiro de Siqueira
1916087 - Thomás Augusto Santoro Haddad
4880153 - Verónica Marcela Guridi
 
Programa Resumido
A ciência como construção humana: seus mecanismos de funcionamento, suas virtudes e suas limitações. Relações entre ciência, cultura e sociedade.
 
 
 
Programa
Conhecimento, ciência e verdade. Discussões sobre a demarcação do conhecimento científico: a questão do método. Condições sociais e culturais de produção do conhecimento científico. Ciência e religião. Usos e representações sociais da ciência. Estudos de casos históricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e/ou trabalhos.
Critério
Provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bachelard, G., A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. 2002 (3 ed.)
BACHELARD, G., A Filosofia do não. São Paulo: Abril Editora, 1975.
Bourdieu,P., Usos Sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
Braga, M. et al., Breve História da Ciência Moderna, 4 volumes (Rio: Jorge Zahar, 2003-2008)
BRODY, D. E.; BRODY, A. R.; As sete maiores descobertas científicas da história e seus autores. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Chalmers. A., A fabricação da ciência. São Paulo: Fundação Editora da UNESP. 1994.
CHALMERS, A., O que é a Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1995.
Feyerabend, P. K., Contra o Método (S. Paulo: Ed. Unesp, 2007)
Gingras, Yves; Keating, P.; Limoges, C., Do escriba ao sábio: Os detentores do saber da antiguidade à revolução industrial. Porto: Porto Editora, 2007.
GLEISER, M.; A dança do universo. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Hankins, T.; Ciência e Iluminismo. Porto: Porto Editora, 2002.
HELLMAN, H. Grandes debates da Ciência. São Paulo: Editora UNESP, 1999
KUHN, T. S., La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica. México, 1971.
MATURANA, H., Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
S. Motoyama (org.), Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil (S. Paulo: EDUSP, 2004)
Rossi, P., O nascimento da ciência moderna na Europa (Bauru: Edusc, 2001)
Serres, Michel et al. Elementos para uma História da ciência. Vol 1, 2 e 3. Lisboa: Terramar, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0131

Clique para consultar o oferecimento para ACH0131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP