Introduzir discussões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. Permitir que os alunos estabeleçam uma relação próxima com o conhecimento científico e estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento.
A ciência como construção humana: seus mecanismos de funcionamento, suas virtudes e suas limitações. Relações entre ciência, cultura e sociedade.
Conhecimento, ciência e verdade. Discussões sobre a demarcação do conhecimento científico: a questão do método. Condições sociais e culturais de produção do conhecimento científico. Ciência e religião. Usos e representações sociais da ciência. Estudos de casos históricos.
Bachelard, G., A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. 2002 (3 ed.)BACHELARD, G., A Filosofia do não. São Paulo: Abril Editora, 1975.Bourdieu,P., Usos Sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.Braga, M. et al., Breve História da Ciência Moderna, 4 volumes (Rio: Jorge Zahar, 2003-2008)BRODY, D. E.; BRODY, A. R.; As sete maiores descobertas científicas da história e seus autores. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.Chalmers. A., A fabricação da ciência. São Paulo: Fundação Editora da UNESP. 1994.CHALMERS, A., O que é a Ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1995.Feyerabend, P. K., Contra o Método (S. Paulo: Ed. Unesp, 2007)Gingras, Yves; Keating, P.; Limoges, C., Do escriba ao sábio: Os detentores do saber da antiguidade à revolução industrial. Porto: Porto Editora, 2007.GLEISER, M.; A dança do universo. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.Hankins, T.; Ciência e Iluminismo. Porto: Porto Editora, 2002.HELLMAN, H. Grandes debates da Ciência. São Paulo: Editora UNESP, 1999KUHN, T. S., La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica. México, 1971.MATURANA, H., Emoções e Linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.S. Motoyama (org.), Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil (S. Paulo: EDUSP, 2004)Rossi, P., O nascimento da ciência moderna na Europa (Bauru: Edusc, 2001)Serres, Michel et al. Elementos para uma História da ciência. Vol 1, 2 e 3. Lisboa: Terramar, 1996.