Compreender o processo de desenvolvimento humano como decorrente da mediação da cultura;Compreender as relações sociais na vida cotidiana como a condição emergente para a produção das diferenças pessoais e sociais;Relacionar educação e cidadania a partir das condições e circunstâncias criadas pela sociedade contemporânea;Refletir sobre os processos de inclusão e exclusão como decorrentes das relações sociais emergentes na sociedade contemporânea.
A disciplina tem como finalidade criar condições para se refletir sobre o processo de constituição do psiquismo humano a partir da relação entre o singular e universal, mediadas pelas condições particulares, próprias da vida em sociedade. Para tanto, assume-se os pressupostos da psicologia histórico-cultural como mediadores para se compreender as relações sociais constitutivas dos processos de subjetivação a partir das atividades educativas instituídas pela família, pelos movimentos sociais e pela escola.
O desenvolvimento histórico e cultural da condição humanaO social, a cultura e as emoções no desenvolvimento humanoA vida cotidiana e a produção das diferenças pessoais e sociaisEducação para a cidadania: limites e contradiçõesCarência cultural e marginalização da cultura: produtos da sociedade de classesPsicologia e educação: fracasso escolar e processos de inclusão.
MEIRA, Maria Eugênia Melillo; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. (orgs.) Psicologia histórico-cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. cap. 6, 157-184.DUARTE, Newton. Limites e contradições da cidadania na sociedade capitalista. Pro-Posições [online]. 2010, vol.21, n.1, pp. 75-87. ISSN 0103-7307. GONZALEZ REY, Fernando L.. El lugar de las emociones en la constitución social de lo psíquico: el aporte de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000 .HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. In: ______. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, ‘[1970?] p.277-302.AQUINO, Julio Groppa. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 2.ed. São Paulo: Summus, 1997. p. 73-90.PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. ver. at. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. cap. 7 p. 257-279.ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, abr. 2004 .SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 71, jul. 2000.TONET, I. Educar para a cidadania ou para a liberdade?, Perspectiva, Florianópolis, v.22, n.02, p. 469-484, jul./dez. 2005.VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008. VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone, 1988