Oferecer aos alunos as noções básicas relativas ao processo de formação das sociedades modernas e contemporâneas, o papel da cultura, da diversidade e do multiculturalismo, das políticas de inclusão e de exclusão social, assim como dos processos de consolidação dos direitos civis, sociais e políticos modernos com foco na influência da tecnologia e dos meios de informação e comunicação contemporâneos.
A disciplina introduzirá os estudantes no estudo das sociedades modernas e contemporâneas segundo os enfoques das ciências sociais. Seu foco será a análise das sociedades complexas, diferenciadas, desiguais, multiculturais que se formaram a partir da modernidade. Serão vistos os conceitos de identidade; diversidade cultural e o multiculturalismo; movimentos sociais, grupos minoritários e ampliação de direitos civis, sociais e políticos, com ênfase no papel das novas tecnologias nos processos de transformação social. Em tal contexto, serão tratadas também as políticas de inclusão e de exclusão e abordados os efeitos da voas tecnologias da informação para a cidadania, a identidade cultural e as políticas públicas.
Os conceitos de sociedade complexa, diversificada, desigual e multicultural.Descontinuidades da modernidade e tensões sociais, políticas e culturais contemporâneas. A liberdade e a igualdade na formação da esfera pública. Indivíduo, sociedade e ação coletiva. A importância da cultura e a questão das identidades. Tradição, valores e ordem moral. Diversidade cultural e multiculturalismo. Globalização e cultura: conectividade, mediação e comunicação. Cidadania, expansão dos direitos (civis, sociais e políticos), movimentos sociais. O papel das novas tecnologias na identidade, nos processos emancipatórios e no controle social.
BARBALET, J. M. A Cidadania. Lisboa: Estampa. 1989. Cap. 1, pp. 11-29.BECK,U., GIDDENS, A. e LASH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 1997.Beck, Ulrich. Retorno a la sociedad del riesgo: teoría, política, críticas y programas de investigación", pp. 211-242, de BECK, U. La sociedad del riesgo global. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 2002.BENKLER, Yoshai The Wealth of Networks. New Haven & London: Yale University Press.CASTELLS, Manuel. A Era da Informação. São Paulo: Paz e terra, 1999 ___ . A Galáxia da Internet. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2003. Dowbor, Ladislau. A Ética na Economia. In: Democracia Econômica e "alternativas de gestão social". Ed. Vozes, Petrópolis, 2008. Giddens, Anthony, As consequencias da modernidade, Ed. Unesp, 1991.HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.Lévi-Strauss, C., Raça e Ciência, Ed. Perspectiva, 1970.HIMANEN, P. A Ética dos Hackers e o Espírito da Era da Informação: a Importância dos Exploradores da Era Digital. Rio de Janeiro: Campus, 2001.LESSIG, Lawrence. “Cultura Livre”. São Paulo: Trama. MACHADO, Jorge. Ativismo em rede e conexões identitárias: novas perspectivas para os movimentos sociais. Sociologias, no.18, Porto Alegre, July/Dec. 2007.MARSCHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Partido. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.Munanga, K. (Org.), Estratégias e políticas de combate à discriminação racial, Edusp/Estação Ciência, 1966;Queiroz, Renato, S., Não vi e não gostei: o fenômeno do preconceito, Ed. Moderna, 1995;Oberholzer-Gee, Felix; Strumpf, Koleman. File-Sharing and Copyright. http://www.hbs.edu/research/pdf/09-132.pdfSCHERER-WARREN, Ilse. Redes de movimentos sociais na américa latina: caminhos para uma polí¬tica emancipatória?. Cad. CRH [online]. 2008, vol.21, n.54, pp. 505-517Stallman, R. O Manifesto GNU. http://www.gnu.org/gnu/manifesto.pt-br.html___ O que é o software livre. http://www.fsfla.org/svnwiki/about/what-is-free-software.pt.htmlTAYLOR, C. "A polí¬tica de reconhecimento" in: TAYLOR, C. (org) Multiculturalismo. São Paulo: Loyola, 1998, pp. 244-251.WOODWARD, Kathryn. "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual". In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.