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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania
Society, Environment and Citizenship - Society, Environment and Citizenship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Oferecer ao aluno uma análise da questão socioambiental considerando os seguintes eixos de abordagem:
(a) a relação sociedade-ambiente e suas implicações em variadas dimensões (econômica, ética, tecnológica e cultural); (b) significados e implicações do conceito de sustentabilidade; (c) práticas e ações cidadãs envolvendo a dimensão socioambiental.
O objetivo da disciplina é o de contribuir para a formação de profissionais e cidadãos capacitados e comprometidos eticamente com a problemática socioambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3223582 - Ana Paula Fracalanza
5863937 - André Felipe Simões
138953 - Carla Morsello
5347458 - Cristiano Luis Lenzi
358969 - Cristina Adams
918601 - Luiz Carlos Beduschi Filho
1597012 - Marcos Bernardino de Carvalho
5567742 - Silvia Helena Zanirato
6600021 - Sonia Regina Paulino
1882514 - Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
 
Programa Resumido
A disciplina explicita os vínculos existentes entre a sociedade, o ambiente e a cidadania, com ênfase nas questões contemporâneas, em suas diversas escalas de manifestação (das locais às globais).
 
 
 
Programa
O programa da disciplina desenvolve-se considerando os seguintes fatores: a condição ambiental contemporânea; a sustentabilidade ambiental (origem do conceito, histórico e significados); ações e práticas cidadãs relacionadas às questões e preocupações socioambientais.
Esses fatores podem se desenvolver com a abordagem dos seguintes tópicos:
a) sociedade e ambiente
b) economia, tecnologia, cultura e mudança ambiental
c) desenvolvimento sustentável e sustentabilidade
d) cidadania e ambiente

Diversos desdobramentos desses tópicos, serão contemplados pelos programas específicos que os professores responsáveis pela disciplina implementarão em suas respectivas turmas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas / trabalhos.
Exposições dialogadas; Estudos dirigidos; Observação e debate de material audio-visual; Problematização e discussão coletiva de autores/textos; Atividades conjuntas promovidas pelos professores de SAC.
Técnicas de aprendizado colaborativo e o emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sempre que possível, nortearão o desenvolvimento dos temas que serão objeto de reflexão e problematização ao longo do curso.
Critério
Avaliação baseada em instrumentos e exercícios variados que envolvam contribuição coletiva e aprendizado individual.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada nos exercícios e contribuições não realizados pelo aluno durante o transcurso da disciplina.
 
Bibliografia
     
ALPAHANDERY, P.; BITOLIN, P.; DUPONT, Y. O equívoco ecológico: riscos políticos. São Paulo: Brasiliense, 1992.
BROWN, Lester R. Eco-Economia: construindo uma economia para a terra. Lester R. Brown. - Salvador: UMA. 2003.
FURRIELA, R. B. Democracia, Cidadania e Proteção do Meio Ambiente. São Paulo: Annablume, 2002.
GARDNER, Gary. Acelerando a Mudança para a Sustentabilidade. In: BROWN, Lester R. Estado do Mundo, 2001. Relatório do Worldwatch Institute sobre o avanço em direção a uma sociedade sustentável. Salvador: Uma Ed., 2000.
GARCIA dos SANTOS, L. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003
GRUEN, Lory. Tecnologia. In: JAMIESON, Dale. Manual de Filosofia do Ambiente. Lisboa:
Instituto Piaget, 2001, JAMIESON, Dale. O meio ambiente como uma questão ética. In: JAMIESON, D. Ética e Meio Ambiente. São Paulo: Senac, 2010.
LEFF, E. (org.). A complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003
MAWHINNEY, Mark. Desenvolvimento Sustentável: Uma introdução. Edições Loyola, 2005.
MITCHEL, W. J. e-topia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2001.
PÁDUA, J. A.; HERCULANO, S.; ACSELRAD, H. Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relumé-dumará, 2004.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1988
SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: Loureiro, Carlos F. B, Layrargues Philipe P. e Castro, Ronaldo S. (orgs). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. (3ª ed. ) São Paulo: Cortez, 2005, 255 p. p. 23-67.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro:Garamond, 2004.
CASTELLS, Manuel. O “verdejar’ do ser: o movimento ambientalista. In: O Poder da Identidade/ A Era da Informação (Vol. 2). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 (5ª ed.). p. 141-167 (cap. 3).
VIEIRA, Lizt. Cidadania e Globalização (8ª ed). Rio de Janeiro, 2005.
VIOLA, E. et al. (Org.). Meio Ambiente, desenvolvimento e cidadania. São Paulo: Cortez/ Ed. UFSC, 1998.
 

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