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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0501 - História e Filosofia da Educação Física
Historia y Filosofía de la Educación Física

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
- Proporcionar uma visão do processo histórico e filosófico que culminou no delineamento da área da Educação Física. 
- Correlacionar traços gerais da história do pensamento ocidental com as expressões corporais e culturais - vinculados à educação física e esporte – que lhe acompanha ao longo do tempo. 
- Identificar e caracterizar determinados períodos históricos associando a eles seus gêneros predominantes de representação do corpo. 
- Pautar-se por um olhar historiográfico nas avaliações críticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4811304 - Marco Antonio Bettine de Almeida
 
Programa Resumido
Análise histórica e filosófica da educação física. Apresentação e análise de aspectos relacionados com a conceituação, definição, caracterização e objetivos da educação física na área acadêmica.
 
 
 
Programa
Módulo I: Filosofia da Educação Física
1. Definição e conceituação de Educação Física.
2. Estudos Filosóficos sobre o corpo.
3. Filosofia Ocidental e Educação do Corpo.

Módulo II: História da Educação Física 
1. Primeiras civilizações. 
2. Grécia Antiga e em Roma
3. Período Romano Antigo. 
4. Idade Média e Renascimento 
5. Idade Moderna: o surgimento do esporte. 
6. Os Jogos Olímpicos Modernos
7. A Educação Física no Brasil: do período colonial aos dias atuais. 
8. A Educação Física e os diferentes momentos políticos no Brasil
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido através de aulas expositivas, seminários em grupo, discussão de leituras de artigos e capítulos de livro recomendados e preparação de tarefas.
Critério
Prova teórica; Trabalhos individuais.
Norma de Recuperação
Será aplicada prova escrita, em data a ser fixada pelo docente, observando-se o disposto no art. 1o. da Resolução COG-3583, de 29/09/89.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA , B. & MARCHI Jr. , W. "O financiamento dos programas Federais de esporte e lazer no Brasil (2004 a 2008)". Movimento, vol.16, n.4, pp.73-92. 2010.

AMARAL, S. & CUNHA A "Reflexões sobre a produção em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer". Revista Brasileira de Ciências do Esport e, vol.31 , n. l , pp.41-56. 2009.

BETTI, M. "O papel da sociologia do esporte na retomada da Educação Física". Rev. Eras. Educ. Fís. Esp., vol.20 , n. l , pp.191-93. 2006.

CATANI, A.M. et al. "As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro , através de periódicos da área". Revista Brasileira de Educação, vol.17 , n. l , pp.63-85 , 2001.

DE OLIVEIRA, M.A.T. ; DE OLIVEIRA, L.P. A. &; VA'Z, A.F. "Sobre corporalidade e escolarização: contribuições para a Reorientação das práticas escolares da disciplina de Educação Física". Pensar a Prática , Goiânia, vol.11 , n.3, pp.303-328. 2008.

FURTADO, R.S. &; FERREIRA BORGES, C.N. "Educação Física e História: entre ciências e crises".
Kinesis, vol.36 , n.33. pp.34-43. 2018.

GÓIS Jr, E. & LOVISOLO , H.R. "A Educação Física e concepções higienistas sobre raça: uma reinterpretação histórica da Educação Física brasileira dos anos de 1930". Revista Portuguesa de Ciência e Desporto, vol. 5, n.3, pp. 322-328. 2005.

GALATTI, L. R. et al.  "Esporte  Contemporâneo:  perspectivas  para  a  compreensão  do fenômeno". Corpoconsciência, vol.22, n.3, pp.115-127. 2018.

GIRARDI Jr, L. "Pierre Bourdieu: mercados linguísticos e poder simbólico". Revista Famecos, vol.24 , n.3, pp.31-45. 2017.
MARQUES , RF. et al. "O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte". Conexões, vol.6, n.2, pp.42-61. 2008.

MELO, V.A "Futebol e cinema: relações". Revista Portuguesa Ciência do Desporto , n.6, v.3, pp.362- 372, 2006.

ROCHA, L.C., & SILVA, W.A.  "Tempo livre e Lazer". Journal of Physical Education , vol.13 , n.2, pp.133-139. 2008.

SOUZA J. et al. "Família intelectual" marxista e os estudos sociais do esporte no Brasil: recepção, rotinização e implicações 
epistemológicas". R. bras. Ci. e Mov, 2018 ; vol.26, n.2, pp.103-112. 2018

 

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