Discutir os aspectos relativos à normatização e legislação do estágio em atividade física. Formular e executar estratégias de observação, acompanhamento e atuação em estágio, utilizando métodos e técnicas adequadas para esse fim. Conhecer e utilizar técnicas de registro de observação, acompanhamento e atuação. Identificar e optar por métodos e estilos de ensino, e sua utilização na formulação de planos de atuação/intervenção. Reconhecer, valorizar e considerar os critérios éticos que norteiam a participação/ação no estágio, bem como a redação dos documentos que registram essa participação/ação.
Os métodos participativos e a inserção do estagiário no ambiente de práticas de atividades físicas. Aspectos éticos da observação, participação e ação do estagiário no ambiente profissional. A elaboração de documentos de observação, acompanhamento e ação: aspectos estruturais, legais e éticos.
Módulo I Técnicas de observação participante e de ação nas Ciências Sociais: subsídios para o estagiário; Técnicas de mediação como ferramentas para a ação dialógica; Aspectos éticos inerentes à participação/ação do estagiário. Módulo II Métodos e estilos de ensino: critérios de seleção e de utilização; Módulo II Relatórios de observação e participação/ação: critérios, estilo e ética na redação;
BRASIL, Ministério da Educação Resolução CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR nº 4, de 6 de abril de 2009. Diário Oficial da União nº 66 – 07/04/2009 (terça-feira) – Seção 1 – Pág. 27ZABALZA,M. A; Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ArtMed, 2004