Dar aos alunos a oportunidade de compreender os fenômenos educação física e esporte, capacitando-os para atuar nos diferentes segmentos das organizações e grupos que desenvolvem atividades físicas e esportivas. Oferecer aos alunos a oportunidade de acompanhar sistematicamente e eventualmente atuar em instituições que promovam a educação física e esporte, com a suprvisão de profissionais qualificados.
A construção do conhecimento acadêmico, científico e profissional partir da observação e participação/ação no ambiente profissional. A prática de observação, participação/ação junto à realidade e os temas geradores para a resolução de problemas coletivos relativos à elaboração de planos e estratégias de participação/ação.
Módulo I A observação e a participação no ambiente profissional como ferramentas para a construção do conhecimento e da prática de intervenção em Ciências da Atividade Física; Módulo II Resolução de problemas inerentes à prática do estágio e à prática profissional em Ciências da Atividade Física.
ARAÚJO, U.F.; SASTRE,G. (org.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.BRASIL, Ministério da Educação Resolução CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR nº 4, de 6 de abril de 2009. Diário Oficial da União nº 66 – 07/04/2009 (terça-feira) – Seção 1 – Pág. 27.DANNA, M. F., MATOS, M. A. Ensinando observação: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Edicon, 1986VALLADARES, L. Os dez mandamentos da observação participante. Revista. Brasileira de. Ciências Sociais. 2007, vol.22, n.63, pp. 153-155.