Discutir os aspectos relativos à normatização e legislação do estágio em atividade física. Formular e executar estratégias de observação, acompanhamento e atuação em estágio, utilizando métodos e técnicas adequadas para esse fim. Conhecer e utilizar técnicas de registro de observação, acompanhamento e atuação. Identificar métodos e estilos de ensino, bem como as ferramentas e técnicas adequadas para o seu registro. Reconhecer, valorizar e considerar os critérios éticos que norteiam a participação/ação no estágio, bem como a redação dos documentos que registram essa participação/ação.
Os métodos participativos e a inserção do estagiário no ambiente de práticas de atividades físicas. Aspectos éticos da observação e participação do estagiário no ambiente profissional. A elaboração de documentos de observação, acompanhamento e ação: aspectos estruturais, legais e éticos.
Módulo I Técnicas de observação participante nas Ciências Sociais: subsídios para o estagiário; Técnicas participativas como ferramentas para a ação dialógica; Módulo II Métodos e estilos de ensino: critérios de identificação e de relato; Módulo III Relatórios de observação e participação: critérios, estilo e ética na redação; Aspectos éticos inerentes à participação/ação do estagiário.
BRASIL, Ministério da Educação Resolução CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO / CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR nº 4, de 6 de abril de 2009. Diário Oficial da União nº 66 – 07/04/2009 (terça-feira) – Seção 1 – Pág. 27