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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0535 - Programa de Atividade Física para a Infância I
Physical Activity Program for Children I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
- Descrever as características físicas e motoras da infância e suas implicações para a elaboração de programas de atividades físicas;
- Discutir as implicações dos estímulos ambientais no desenvolvimento motor e na continuidade da prática de atividade física;
- Elaborar, ministrar e avaliar programas de atividade física para a infância;
- Proporcionar oportunidades de contato com crianças visando à aplicação de um programa de atividade física.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3396220 - Alessandro Hervaldo Nicolai Ré
 
Programa Resumido
A disciplina aborda o desenvolvimento motor durante a infância e suas implicações para a elaboração, aplicação e avaliação de programas de atividade física para essa faixa etária.
 
 
 
Programa
Módulo 1

- Fatores ambientais, biológicos e desenvolvimento motor: implicações para a elaboração de programas de atividade física;
- Relações entre aptidão física, competência motora e prática de atividade física na infância.

Módulo 2

- Indicadores atuais de prática de atividade física e competência motora na infância;
- Influência de aspectos socioculturais no envolvimento com a prática de atividade física;
- A importância das relações familiares. 

Módulo 3

- Elaboração de programas de atividade física para crianças;
- Aplicação de programa de atividade física (atividades com crianças).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos individuais e em grupo visando à elaboração de programas de atividade física para crianças, seminários, atuação nas aulas práticas, resenhas de textos e relatórios de aulas práticas.
Critério
Serão atribuídos valores específicos para cada uma das atividades de avaliação propostas.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova escrita cumulativa (peso 5) que será somada à média semestral (peso 5), devendo o aluno atingir no mínimo 5,0 (cinco) pontos como média final de recuperação, ou seja, média de recuperação = (média semestre + nota de recuperação) x 0,5.
 
Bibliografia
     
Andrade, S. A. et al. Ambiente familiar e desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Revista de Saúde Pública, 39, 4, 606-611, 2005.
Bar-Or, O. The child and adolescent athlete. Oxford: Blackwell Sciences, 1996.
Coll, C.; Marchesi, A.; Palacios, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. . Porto Alegre: Artmed, 2004.
Freire, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gallahue, D. L., Ozmum, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Phorte, 2005.
Gaya, A.; Marques, A.; Tani, G. Desporto para crianças e jovens: razões e finalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
Godall, T.; Hospital, A. 150 propostas de atividades motoras para a educação infantil. Porto Alegre, 2004. 
Kamii, C., Devries, R. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.
Malina, R.; Bouchard, C.; Bar-Or, O. Crescimento, maturação e atividade física. São Paulo: Phorte, 2009.
Papalia, D. E., Olds, S. W., Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 
Payne, V.G., Isaacs, L. D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007. 
Piaget, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
Ré, A.H.N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: implicações para o esporte. Motricidade, 7, 3, 55-67, 2011.
Ré, A.H.N.; Bojikian, L.P. Capacidades e habilidades motoras. In: Böhme, M.T.S. (Org.) Esporte infantojuvenil: treinamento em longo prazo. São Paulo: Phorte, 2011.
Rodrigues, C. G. Educação física infantil: motricidade de 1 a 6 anos. São Paulo: Phorte, 2005.
Sanders, S.W. Ativo para a vida: programas de movimento adequados ao desenvolvimento da criança. Porto Alegre: Artmed, 2005.
 

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