Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0544 - Aprendizagem Motora
Learning and Motor Control

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido uma fundamentação teórica básica sobre a aprendizagem motora.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
597730 - Cassio de Miranda Meira Junior
 
Programa Resumido
Estudo das teorias, mecanismos e formas de estruturação da prática envolvidos com a aprendizagem de movimentos nos níveis comportamental e neural.
 
 
 
Programa
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora 
• A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação
• Teorias de aprendizagem motora
Módulo II: Avaliação da aprendizagem motora
• Curvas de desempenho
• Seleção de indicadores válidos relativos a uma habilidade motora.
• Categorias de medidas de desempenho: medidas de processo e medidas de produto
• Alguns produtos observáveis da aprendizagem
• Quando avaliar e a frequência de avaliação do progresso
• Retenção e transferência
Módulo III: Os estágios de aprendizagem motora
• Modelos de estágios da aprendizagem motora
1. Alterações no executante e no desempenho através dos estágios de aprendizagem
2. Características do desempenho motor associadas aos estágios da aprendizagem
• Desempenho especialista
Módulo IV: Atenção, memória e aprendizagem
• Atenção e aprendizagem
• Memória e aprendizagem
• Aprendizagem motora explícita e implícita
*Módulo V: Diferenças individuais e capacidades motoras
Módulo VI: Preparação para a prática
• O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem
• Estabelecimento de metas
Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras
• Instrução
• Demonstração
Módulo VIII: Organização da prática
• Prática do todo e prática das partes
• Prática massificada e prática distribuída
• Prática física e prática mental
• Prática constante e prática variada
• Interferência contextual
• Quantidade de prática
Módulo IX: Feedback extrínseco
• Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho
• Propriedades do feedback extrínseco
• Considerações práticas ao fornecer feedback

 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova 1: 35% da nota final
Prova 2: 35% da nota final
Programa: 10% da nota final
Trabalhos: 10% da nota final
Seminário: 10% da nota final

Nota1ª. avaliação = (Prova 1 * 0.35) + (Prova 2 * 0.35) + (Programa 1 * 0.10) + (Trabalhos * 0.10) + (Seminário * 0.10)
Critério
• As provas serão individuais.
• Os trabalhos serão realizados em grupos de no máximo 5 alunos.
• O Programa consistirá na estruturação de um programa de ensino de três habilidades motoras baseado nos conceitos discutidos ao longo do curso. Essa tarefa deverá ser entregue no último dia de aula.
• Os seminários serão apresentados por grupos de até 4 alunos cada. O seminário consistirá na apresentação de um artigo científico previamente selecionado. A duração da apresentação será de no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos. O artigo do seminário é parte do conteúdo das provas.
• Os trabalhos consistirão de exercícios realizados em sala de aula. O número desses trabalhos não está previamente definido.
• Para cada item da avaliação, uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) será atribuída.
Norma de Recuperação
A recuperação consistirá de uma única prova, sendo que a nota da recuperação (2ª. avaliação) será calculada conforme abaixo:
Nota2ª. avaliação = (Nota1ª. avaliação + ProvaRecuperação) / 2
 
Bibliografia
     
Básica
Magill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369p
Schmidt RA, Wrisberg CA (2001) Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 352p
Schmidt RA, Lee TD (2005) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537p
Rose DJ (1997) A multilevel approach to the study of motor control and learning. Allyn and Bacon, Needham Heights, 331p
Tani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352p

Complementar
Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM (2002) Princípios da neurociência. Manole, São Paulo, 1430p
Shumway-Cook A, Woollacott MH (2003) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 592p
Tani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411p
Teixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p

 

Clique para consultar os requisitos para ACH0544

Clique para consultar o oferecimento para ACH0544

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP