Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido uma fundamentação teórica básica sobre a aprendizagem motora.
Estudo das teorias, mecanismos e formas de estruturação da prática envolvidos com a aprendizagem de movimentos nos níveis comportamental e neural.
Módulo I: Introdução à aprendizagem motora • A aprendizagem motora como campo de estudo e aplicação • Teorias de aprendizagem motoraMódulo II: Avaliação da aprendizagem motora• Curvas de desempenho• Seleção de indicadores válidos relativos a uma habilidade motora.• Categorias de medidas de desempenho: medidas de processo e medidas de produto • Alguns produtos observáveis da aprendizagem • Quando avaliar e a frequência de avaliação do progresso • Retenção e transferênciaMódulo III: Os estágios de aprendizagem motora• Modelos de estágios da aprendizagem motora1. Alterações no executante e no desempenho através dos estágios de aprendizagem2. Características do desempenho motor associadas aos estágios da aprendizagem• Desempenho especialistaMódulo IV: Atenção, memória e aprendizagem• Atenção e aprendizagem • Memória e aprendizagem• Aprendizagem motora explícita e implícita*Módulo V: Diferenças individuais e capacidades motorasMódulo VI: Preparação para a prática• O aprendiz: motivação, experiências anteriores e estágio atual de aprendizagem• Estabelecimento de metas Módulo VII: Técnicas de apresentação das habilidades motoras• Instrução• DemonstraçãoMódulo VIII: Organização da prática• Prática do todo e prática das partes• Prática massificada e prática distribuída• Prática física e prática mental• Prática constante e prática variada• Interferência contextual• Quantidade de práticaMódulo IX: Feedback extrínseco• Conhecimento de resultado e conhecimento de desempenho • Propriedades do feedback extrínseco • Considerações práticas ao fornecer feedback
BásicaMagill RA (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 369pSchmidt RA, Wrisberg CA (2001) Aprendizagem e Performance Motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Artmed, Porto Alegre, 352p Schmidt RA, Lee TD (2005) Motor control and learning: a behavioral emphasis. Human Kinetics, Champaign, 537pRose DJ (1997) A multilevel approach to the study of motor control and learning. Allyn and Bacon, Needham Heights, 331pTani G (2005) Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 352pComplementarKandel ER, Schwartz JH, Jessell TM (2002) Princípios da neurociência. Manole, São Paulo, 1430pShumway-Cook A, Woollacott MH (2003) Controle motor: teoria e aplicações práticas. Manole, São Paulo, 592pTani G, Bento JO, Petersen RDS (2006) Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 411pTeixeira LA (2006) Controle motor. Manole, São Paulo, 396p