Propiciar ao aluno a vivência prática em diferentes modalidades esportivas praticadas por deficientes físicos, visuais e intelectuais com possibilidade de organização de prática de atividade física e saúde por meio do esporte adaptado. Assim como, possibilitar ao aluno vivência no treinamento e formação de equipe de treinamento para pessoas com deficiência e identificação de atletas. Assim como, utilizar o esporte adaptado como incentivo a prática de atividade física adaptada para pessoas com diferentes deficiências com adaptação de regras e criação de jogos de acordo com a necessidade respeitando as dificuldades e restrições de cada deficiência.
- Apresentar diferentes esportes adaptados. - Vivência prática na elaboração de jogos e regras de esportes adaptados. - Vivência prática em avaliação, adaptações e regras de diferentes esportes adaptados.
Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer e principalmente vivenciar: a) O esporte praticado pelas pessoas com deficiência, sua problemática, as principais características e sua importância social; b) As principais modalidades esportivas adaptadas desenvolvidas no Brasil- conhecimento prático. c) Criar e adequar na prática modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. d) Vivência prática com programas de treinamento para deficientes em diferentes modalidades esportivas para promoção da saúde. e) Regras básicas das modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência. f) Vivenciar a organização da prática do esporte para pessoas com deficiência. g) Vivenciar as diversas modalidades esportivas que são praticadas por pessoas com deficiência. h) Vivencia prática nos esportes paraolímpicos como: atletismo; basquete em cadeira de rodas; bocha adaptada; futebol de 5 (para deficientes visuais); goalball; halterofilismo; judô (deficiência visual); tênis de mesa, voleibol sentado. i) Prática de esportes para deficientes intelectuais: vivência prática com adaptação e facilitação de regras.
Bibliografia Básica OLIMPÍADAS ESPECIAIS. Atividades motoras - Programa de Treinamento. SEDES/PR, Departamento dos desportos das pessoas portadoras de deficiências, 1990. SOUZA, P. A. O esporte na paraplegia e na tetraplegia. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1994. MAUERBERG-DeCASTRO, E. Atividade física adaptada. São Paulo: Novo Conceito, 2005. 555 p. GORGATTI, M. G.; DA COSTA, R. F. Atividade Fisica Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 2a ed. São Paulo: Manole, 2008. 660 p. DE MELLO, M. T.; WINCKLER, C. Esporte Paralímpico. 1a ed. São Paulo: Atheneu, 2012. 256 p. WINNICK, J. P. Educação Física e Esportes Adaptados. São Paulo: Manole, 2004. 580 p. ARAUJO, P. F.; SILVA, R. F. Caminhos da Pesquisa em Atividade Motora Adaptada. São Paulo: Phorte. 2012. 320 p. GREGUOL, M. Natação Adaptada: em busca do movimento com autonomia. São Paulo: Manole, 2010. 174 p. Bibliografia Complementar CANALES, L. K.; LYTLE, R. K. Atividades Físicas para Jovens com Deficiências Graves. São Paulo: Manole, 2013. 140 p. RODRIGUES, D. Atividade Motora Adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. 230p. CALEGARI, D. R.; GORLA, J. I.; DE ARAUJO, P. F. Handebol em Cadeira de Rodas: regras e treinamento. São Paulo: Phorte. 2010. 120 p. DIRCEU PEREIRA JUNIOR. O legado Paulista ao esporte paraolímpico. Editora Áurea, disponível em http://livrolegado.aureaeditora.com.br/edicao-digital. Visto em 20/06/2016