- Aprofundar os conhecimentos em relação à fundamentação teórica apresentada e analisada em Programa de Atividade Física para Velhice I - Caracterizar os aspectos psicossociais e as implicações pedagógicas na elaboração de um programa de atividade física para idosos - Conhecer e analisar práticas corporais utilizadas em grandes grupos de idosos - Conhecer programas de atividades físicas para idosos independentes, fragilizados e com comprometimento cognitivo - Elaborar, aplicar e adequar um programa de atividades física para idosos da comunidade - Refletir criticamente sobre a importância da atividade física na velhice e sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional, bem como na atuação junto a uma equipe multiprofissional
Caracterização do idoso (aspectos psicológicas, socioculturais) e suas implicações nos programas de atividades físicas na velhice. Aspectos do sistema nervoso central no idoso e como estes afetam o controle e aprendizagem do movimento em idosos. Aspectos da avaliação (rastreio cognitivo) utilizados em programas de atividade física em idosos. Programa de atividades físicas para idosos independentes, fragilizados e com comprometimento cognitivo. Elaboração e aplicação de atividades físicas para idosos da comunidade. Estruturação do processo didático (estruturação do ambiente, aspectos da comunicação, análise da tarefa).
Módulo I: Aspectos psicológicos, sócio culturais do Idoso - Mitos, estereótipos e barreiras associadas ao envelhecimento e o profissional que atua com esta população - A relação entre atividade física e o bem estar psicossocial em idosos Módulo II: Avaliação em programas de atividade física em idosos - Alterações do sistema nervoso central e como estes afetam o controle e aprendizagem do movimento em idosos - Rastreio cognitivo no idoso - Atividades físicas para idosos fragilizados e com comprometimento cognitivo Módulo III: Organização do programa e estruturação do processo didático - Estruturação do processo didático em relação a: . estruturação do ambiente . aspectos da comunicação e relacionamento professor grupo . aspectos da tarefa - Desenvolvimento de capacidades físicas e neuromotoras em idosos - Orientação para a escolha, seleção, adaptação e organização de atividades físicas para idosos (independentes, fragilizados e com comprometimento cognitivo) em um programa individualizado, em grupo ou junto a uma equipe multidisciplinar Módulo IV: Aplicação de atividades físicas em idosos da comunidade - Aplicação de aulas completas (aquecimento, capacidades neuromotoras, capacidade aeróbia, resistência muscular, flexibilidade, volta à calma com atividades de relaxamento) para idosos da comunidade - Monitoramento do esforço e ajustamento das variáveis do exercício (frequência, intensidade e duração) nas diferentes fases do programa de atividade física (adaptação, desenvolvimento e manutenção)
Bibliografia Básica NERI AL (org.). Qualidade de vida na velhice. Enfoque multidisciplinar. Editora Alínea, 2007. MATSUDO SMM. Avaliação do Idoso. Física & Funcional. Segunda Edição, Editora Celafiscs, 2004. CARLOS EDUARDO NEGRÃO; ANTÔNIO CARLOS PEREIRA BARRETO; MARIA URBANA PINTO BRANDÃO RONDON (org.). Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 4ed: Editora Manole, 2018. CALAIS-GERMAIN B. Anatomia para o movimento. Introdução à análise das técnicas corporais. Volume I e II. Editora Manole, 1992. ALTER MJ. Ciência da Flexibilidade. Artmed, 2010, 3ª edição. AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Tenth edition. Philadelphia, PA: Wolters Kluwer Health, 2018.