• Debater o fenômeno do lazer em nível de senso comum e conhecimento acadêmico; • Oportunizar ao aluno subsídios que ofereçam o debate sobre os distintos conceitos presentes nos estudos do lazer; • Propiciar ao aluno conhecimento sobre as abordagens históricas na tarefa de embasar a pesquisa em lazer; • Realizar uma análise crítica dos conteúdos culturais do lazer, com ênfase nos interesses físico-desportivos; • Ilustrar os diversos tipos de equipamentos a serviço da prática de atividades de lazer; • Abordar as possíveis barreiras que impedem o acesso ao lazer, como as econômicas, de gênero, em grupos especiais, entre outros; • Ressaltar a tendência apontada para o lazer no campo da atividade física e saúde nos mais diversos estudos nacionais e internacionais especializados.
Aborda o fenômeno do lazer investigando a relação intersetorial com a saúde, evidenciando as possíveis barreiras socioculturais no usufruto do tempo livre e analisando a participação deste segmento nos setores público e privado a partir da relação de demanda/oferta nos equipamentos de lazer. Destaca ainda a formação do profissional de Educação Física e sua inserção em quadros multiprofissionais para lidar com o desenvolvimento do lazer no âmbito da saúde nos mais distintos ambientes socioeconômicos.
• Panorama dos estudos científicos do lazer no Brasil e no mundo. • Conceitos e valores de lazer, recreação e lúdico. • O processo histórico de constituição da esfera do lazer moderno. • Os conteúdos culturais do lazer: elementos teóricos. • Equipamentos específicos e não- específicos de lazer • Barreiras para o acesso ao lazer • Tendências do lazer no campo da atividade física e saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006 (Textos Básicos de Saúde). DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1999. EDGINTON, C.R. The World Leisure Organization: Promoting Social, Cultural and Economic Transformation. Revista Licere, Belo Horizonte, UFMG, v.10, n.2, 2007. EDGINTON, C.R.; CHIN, M.K; OLIVEIRA, W.F.de; UVINHA, R.R. Declaração de Consenso do Fórum Global para a Pedagogia da Educação Física 2010 (GoFPEP 2010): Pedagogia da Saúde e da Educação Física no Século XXI. Revista Saúde & Transformação Social, Florianópolis, UFSC, v.3, n.1, 2012. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971. ISAYAMA, H. F.; PINTO, L. M. M.; UVINHA, R. R.; STOPPA, E. A. (Org.) Gestão de políticas de esporte e lazer/ Sport and Leisure Management. Belo Horizonte: UFMG, 2011. LAFARGE, P. O direito à preguiça. São Paulo: Claridade, 2003. QUÉBEC Declaration. Leisure, Essential to Community Development. World Leisure Organization. Cedar Falls, USA: WLO, 2008 (Suplemento). REQUIXA, R. O lazer no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1977. SÃO PAULO Declaration. Leisure in a Globalized Society. World Leisure Organization. Cedar Falls, USA: WLO, 1998 (Suplemento).