Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0607 - Práticas de Atividade Física
Practices for Physical Activity

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Proporcionar a vivência de atividades motoras disponíveis na prática social que podem ser referenciais para a criação e a implantação de práticas de atividades físicas, para diferentes grupos e em locais diversos, ao longo do ciclo vital. Fomentar o pensamento reflexivo acerca das atividades motoras ofertadas para a população em geral nas diversas etapas do ciclo vital. Oferecer aos alunos conhecimentos sobre métodos e instrumentos para a o desenvolvimento de programas de atividade física; aperfeiçoar a utilização de métodos mais indiretos de ensino. Desenvolver a comunicação, a organização do ambiente e o manejo do grupo ao orientar práticas de atividades físicas. Aprofundar o conhecimento em uma das áreas práticas propostas no programa. Saber intervir ética e criticamente, na aplicação desta prática de atividade física. Exercitar o planejamento, resolução de problemas e avaliação da aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
308517 - Cristina Landgraf Lee
 
Programa Resumido
Esta disciplina abrange conteúdos das atividades motoras cujas práticas se configuram como ofertas para a população em geral. Os conteúdos tratados serão elaborados conjuntamente entre a professora e os alunos, a partir das reflexões iniciais sobre as práticas motoras e a necessidade de vivência prática para que seja possível compreendê-las e refletir sobre suas possibilidades como conteúdo/estratégia a ser ofertada para a população ao longo do ciclo vital. Ao final do curso o aluno deverá ter aprofundado seu conhecimento em uma destas áreas e, ao mesmo tempo, saber intervir ética e criticamente na aplicação prática das atividades físicas. Espera-se que as vivências e reflexões estimulem a autonomia dos alunos na busca de informações sobre os temas tratados.
 
 
 
Programa
Módulo I

1. Questões pedagógicas na organização de práticas de AF
2. Questões de motivação na organização das práticas de AF 
3. Temas taboos nas práticas de AF (sexualidade, homossexualidade, diversidade étnica, HIV, deficiências, tatuagens, etc.)

Módulo II

1. Atividades físicas compreendidas no escopo da Educação Somática
2. Atividades relacionadas às danças
3. Atividades derivadas da lutas e suas aplicações nas práticas de atividades físicas.
4. Atividades físicas recreativas, de lazer e socialização 
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido através de aulas expositivas, seminários em grupo, vivências em grupo, discussão de leituras de artigos e capítulos de livro recomendados e preparação de tarefas.
Critério
Nota final (pesos): 0,15 (Prova ou resumo crítico do conteúdo dos slides) + 0,15 (Diário de campo de uma atividade nova, desafiadora ou de 3 vivências pontuais) + 0,15 (Oficina: nota individual) + 0,15 (Plano da aula / oficina; nota do grupo) + 0,4 (Tarefas em sala e de reflexão em casa, Participação em aulas).
Norma de Recuperação
Será aplicada prova escrita, em data a ser fixada pelo docente, observando-se o disposto no art. 1o. da Resolução COG-3583, de 29/09/89.
 
Bibliografia
     
Obrigatória

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002. 
DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C. A. (2005). Educação Física na Escola – implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
DAVIS, M.; ESHELMAN, E. R. & MCKAY, M. Manual de relaxamento e redução do stress. São Paulo, SP: Summus Editorial, 1982. 
HASSENPFLUG, W. N. Educação pelo esporte: educação para o desenvolvimento humano pelo esporte. São Paulo: Saraiva, 2004. 
MONTAGU, A. (1988). Tocar – o significado humano da pele. Rio de Janeiro: Summus Editorial.
MOSSTON, M. & ASHWORTH, S. Teaching physical education. 4ª ed. Macmillan College Publishing: New York, 1994.
WEINBERG, R. S. & GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: ARTMED, 2001, 2a. Ed.

Complementar

BELARDINELLI,R. et al Waltz Dancing in Patients With Chronic Heart Failure: New Form of Exercise Training. Circulation: Heart Failure. 2008;1:107-114. 
BOLSANELLO,D.P Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005.
BOLSANELLO,D.P Em pleno corpo: educação somática, movimento e saúde. Curitiba:Editora Juruá, 2009.
SANTOS, C. Promoção da saúde através da prática de atividade física Lian Gong. Saúde e Sociedade. 2009, vol.18, suppl.1, pp. 85-85.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0607

Clique para consultar o oferecimento para ACH0607

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP