1. Reconhecer as características das modalidades esportivas coletivas em suas semelhanças e singularidades. 2. Identificar as diferentes abordagens possíveis para o ensino das modalidades esportivas coletivas e sua adequação a níveis distintos de prática. 3. Conhecer e compreender a importância das diferentes capacidades e habilidades necessárias para a prática das modalidades esportivas coletivas e suas relações com os componentes físico, técnico e tático. 4. Conhecer programas de prática das modalidades esportivas coletivas através de visitas monitoradas e/ou depoimentos de profissionais da área. 5. Planejar e aplicar atividades que desenvolvam os principais componentes das modalidades esportivas coletivas.
Características das modalidades esportivas coletivas. Abordagens para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Capacidades e habilidades aplicadas às diferentes modalidades. Modalidades Esportivas Coletivas e Promoção da Saúde. Planejamento e aplicação de atividades.
1. Caracterização e evolução das modalidades esportivas coletivas 2. Classificação das modalidades esportivas coletivas. 3. Capacidades e habilidades requisitadas para a prática das modalidades esportivas coletivas. 4. Os componentes técnico, tático e físico nas modalidades esportivas coletivas. 5. As modalidades esportivas coletivas e a promoção da saúde. 6. Iniciação esportiva e modalidades esportivas coletivas. 7. Abordagens para o ensino das modalidades esportivas coletivas. 8. Teaching Games for Understanding. 9. Escola da bola. 10. Criação de jogos. 11. Os estilos de ensino e as modalidades esportivas coletivas. 12. O planejamento nas modalidades esportivas coletivas.
Bibliografia BásicaDe Rose Jr., D. & Tricoli, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. São Paulo: Manole, 2005.De Rose Jr., D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.Graça, A. & Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: Universidade do Porto, 1998, 3ª. Ed.Machado, A.A. Voleibol: do aprender ao especializar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.Oliveira, J. & Tavares, F. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: Universidade do Porto, 1996.Santos, A.L.P. Mini handebol. São Paulo: Phorte, 2003.Tani, G.; Bento, J.O. & Petersen, R.D.S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.BUTTLER, J.; GRIFFIN, L. (ed.) More teaching games for understanding: moving globally. Champaign: Human Kinetics, 2010.GRIFFIN, L.; BUTTLER, J. (ed.)Teaching games for understanding: theory, research and practice. Champaign: Human Kinetics, 2005.HASTIE, P. Student-Designed Games: Strategies for Promoting creativity, Cooperation, and Skill Dvelopment. Champaign: Human Kinetics, 2010.Bibliografia ComplementarBarbanti, V.J. et alii, Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. São Paulo, Manole, 2002.De Rose Jr., D. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre, Artmed, 2009. Ferreira, A.E.X. & De Rose Jr., D. Basquetebol: técnicas e táticas. Uma abordagem didático pedagógica.Kröger, C. & Roth, K. Escola da bola: uma abc para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.Paes, R.R. & Balbino, H. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.ARMOUR, K. (org.) Sport Pedagogy: an introduction to teaching and coaching. Essex: Pearson Education Limited, 2011.