Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH0645 - Esportes Individuais II
Individual Sports II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos estudantes a oportunidade de identificar as diferentes modalidades esportivas ginásticas (ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica aeróbica, ginástica acrobática e ginástica de trampolim), observando as suas similaridades e particularidades. Além disso, objetiva-se também discutir como a intervenção a partir dessas práticas pode colaborar para a promoção da saúde dos indivíduos.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2364827 - Mariana Harumi Cruz Tsukamoto
 
Programa Resumido
Aspectos históricos das modalidades ginásticas. Fundamentos das Ginásticas. Ginástica Artística. Ginástica Rítmica. Ginástica Acrobática. Ginástica Aeróbica. Ginástica de Trampolim. 
 
 
 
Programa
1.	O percurso histórico da ginástica.
2.	Os Fundamentos das Ginásticas - Padrões Básicos de Movimento. 
3.	Ginástica Artística: histórico, características gerais, competição e prática pedagógica. 
4.	Ginástica Rítmica: histórico, características gerais, competição e prática pedagógica. 
5.	Ginástica Acrobática: histórico, características gerais, competição e prática pedagógica. 
6.	Ginástica Aeróbica de Trampolim: histórico, características gerais e competição.
7.	Vivências e intervenção em ginástica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será processual e envolverá a elaboração de trabalhos teóricos e de intervenção, elaboração de portfólio, além de considerar também a participação do aluno nas vivências e nos debates promovidos.
Critério
30% portfólio; 25% trabalhos (2); 20% participação.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ARMOUR, K. (org.) Sport Pedagogy: an introduction to teaching and coaching. Essex: Pearson Education Limited, 2011.

ALONSO, H. A. G. Pedagogia da ginástica rítmica: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2011.

BROCHADO, F. A.; BROCHADO, M. M. V. Fundamentos da ginástica artística e de trampolins. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 

CANADIAN SPORT FOR LIFE. Long-term athlete development resource paper 2.0. Canadian Sport Institute, 2014. Disponível em : < http://canadiansportforlife.ca/resources/canadian-sport-life-long-term-athlete-development-2.0> Acesso em 22 de julho de 2015.

GYMNASTICS CANADA GIMNASTIQUE. Long term athlete development: gymnastics the ultimate human movement experience. Gymnastics Canada Ginastique, 2008. Disponível em:  Acesso em 01 de junho de 2018. 

GALLARDO, J. S. P.; AZEVEDO, L. H. R. Fundamentos básicos da ginástica acrobática competitiva. Campinas: Autores Associados, 2007. 

LEBRE, E.; ARAÚJO, C. Manual de ginástica rítmica. Cidade do Porto: Porto Editora, 2006.

MERIDA, F. NISTA-PICCOLO, V. L. Ginástica acrobáticaL um estudo sobre a prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 6, ed. especial, p. 367-376, 2008.

MESQUITA, I. et al. Modelo de Educação Esportiva: da aprendizagem à aplicação. Revista de Educação Física da UEM, v. 25, n. 1, p. 1-14, 2014. 

NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.

PAOLIELLO, E.; TOLEDO, E. T. (ORGS.) Possibilidades da ginástica rítmica. São Paulo: Phorte, 2010.

PÚBLIO, N. S. Evolução histórica da ginástica olímpica. São Paulo: Phorte, 2002. 

 
 

Clique para consultar os requisitos para ACH0645

Clique para consultar o oferecimento para ACH0645

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP