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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1005 - Educação Ambiental
Environmental Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Considerando as particularidades e as importâncias das dimensões pedagógico-educacionais e as socioambientais, fornecer ao estudante uma visão ampla das principais questões relacionadas à Educação Ambiental e contribuir para a construção de valores, conhecimentos, habilidades e capacidades para a sua atuação como profissional de gestão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
918601 - Luiz Carlos Beduschi Filho
1597012 - Marcos Bernardino de Carvalho
 
Programa Resumido
As relações entre Educação, Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente, a partir de uma análise histórica e teórica das principais correntes de Educação Ambiental. Políticas, programas e projetos de Educação Ambiental. Relações entre mudanças individuais, organizacionais e institucionais vinculadas à temática socioambiental que têm origem em processos de aprendizagem social e de pedagogia ambiental.
 
 
 
Programa
Razões da Educação Ambiental. A dimensão pedagógica e educacional. O ambiental e seus significados. Da pedagogia ambiental à ecologia dos saberes. Linguagem, ambiente e contexto educadores. Os diversos instrumentos de abordagem em Educação Ambiental. A diversidade da Educação Ambiental no Brasil e seus vínculos com Gestão Ambiental. Atores Sociais -  Redes - Meio Ambiente: ação coletiva, organizações e instituições. As relações entre ação individual e ação coletiva e entre organizações e instituições. Processos de mudança institucional relacionados à questão ambiental. Novos formatos organizacionais que os movimentos sociais vinculados à Educação Ambiental vêm assumindo. Desenvolvimento, sustentabilidade, ecopedagogia, ecodesenvolvimento e os desafios atuais à EA. A Educação Ambiental como Política Pública.  Tendências de pesquisa e de projetos  em Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental: princípios básicos e elaboração.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposições dialogadas, problematização de textos, aulas de campo; estudos dirigidos e estímulo à pesquisa bibliográfica; produção de propostas e oficina de projetos em Educação Ambiental; socialização dos trabalhos dos alunos.
Critério
Avaliação baseada em problematização de textos, produção de reflexões teóricas, participação nos debates e elaboração de projeto de pesquisa.

Atividades discentes: participação nas aulas, leitura e discussão de textos, realizações de exercícios, projetos e pesquisas bibliográficas.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:

BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CARVALHO, M. B. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 1992. CMMAD – Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
FERRARO JUNIOR L. A. (org.). Encontros e Caminhos da Educação Ambiental. Formação de Educadoras(es) ambientais e coletivos educadores – (Vol. 1 e Vol. 2) –. Brasília: MMA – Diretoria de Educação Ambiental, 2005 (vol. 1) e 2007 (vol. 2).
FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. In: Revista da FAEEBA – Faculdade de Educação do Estado da Bahia. Ano 6, nº 7, janeiro a junho de 1997, p. 9-32. KISIL, R. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. São Paulo: Global Editora e Instituto Fonte, 2004.
LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA/Diretoria de Educação Ambiental, 2004.
LEFF, E. (Coord.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
REIGOTA, M. A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 539-553, maio/ago. 2010.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SACHS, I. A Terceira Margem: em busca do ecodesenvolvimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, Nº 2, maio/ago. 2005, p. 317-322.
SORRENTINO, M et al. Educação Ambiental como Política Pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, V.31, Nº 2, maio/ago 2005, 285-299.
VEIGA, J. E. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
 

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