Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1012 - Dinâmica e História da Terra
Dynamics and History of the Earth

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Introduzir conhecimentos sobre os processos naturais que caracterizam as dinâmicas interna e externa da Terra. Enfatizar as relações processo-produto observadas ao longo da história da Terra. Salientar processos naturais do planeta que se tornam problemas ambientais para a sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1034560 - Lucy Gomes Sant Anna
 
Programa Resumido
Abordagem de conhecimentos teórico-práticos sobre a constituição do planeta e a dinâmica de processos naturais, incluindo seus mecanismos de funcionamento e registros ao longo do tempo geológico.
 
 
 
Programa
Parte Teórica: Esferas terrestres (Geoesfera, Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera): principais características e relações espaciais. Estrutura interna e composição da Geoesfera (crosta, manto e núcleo terrestres). Dinâmica interna da Terra. Minerais: definição, processos formadores, classificação e identificação. Rochas: definição, processos formadores, principais tipos. Dinâmica externa da Terra. Origem dos solos. Erosão. Transporte e sedimentação. Ambientes de sedimentação e bacias sedimentares. Tempo Geológico. Evolução histórica da Terra: ciclos geológicos, interações entre as esferas terrestres, e influência no clima da Terra. A Terra em constante mudança. Relevo e Geologia do Brasil. Relevo dos oceanos. Recursos energéticos e recursos minerais: processos formadores, ocorrências brasileiras e problemas ambientais. Bacia hidrográfica: características, origem e dinâmica natural. Distribuição territorial dos processos da dinâmica externa e problemas ambientais. Parte Prática: Exercícios para identificação de minerais, sedimentos e rochas. Observação de mapas geomorfológicos e geológicos do Brasil e realização de exercícios para correlação com o conteúdo das aulas teóricas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apoio de material audiovisual e aulas práticas em laboratório com exercícios para identificação de minerais, sedimentos e rochas. Discussão de bibliografia indicada para leitura. Atividades discentes: Realização de trabalhos e exercícios extraclasse. Leitura da bibliografia indicada. Participação, em sala de aula, na discussão da bibliografia indicada para leitura.
Critério
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-GA.
 
Bibliografia
     
OPEN UNIVERSITY. 2003. Recursos Físicos da Terra – Bloco 1 - Recursos, economia e geologia: uma introdução. Editora da Unicamp, Campinas, 108p. NEVES, P.C.P.; SCHENATO, F.; BACHI, F.A. 2003. Introdução à Mineralogia Prática. Editora Ulbra, Canoas, 256p. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROETZINGER, J.; JORDAN, T.H. 2006. Para entender a Terra. (Traduação de Rualdo Menegat). Arttmed Edit. SA, Porto Alegre, 656p. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (2000) Decifrando a Terra. Editora Oficina de Textos, São Paulo, 557p. Bastos, F.H.; Maia, R.P.; Cordeiro, A.M.N. 2015. Geomorfologia. EdUECE, Fortaleza, 189p. Carneiro, C.D.R.; Hasui, Y.; Almeida, F.F.M.; Bartoreli, A. 2013. Geologia do Brasil. Beca, São Paulo, 900p. Huddart, D; Stott, T. 2010. Earth environments: past, present and future. Wiley, West Sussex, UK, 896p. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2009. Manual Técnico de Geomorfologia, Manuais Técnicos em Geociências, No. 5, IBGE, Rio de Janeiro, 175p. Murck, B.W.; Skinner, B. J. 2012. Visualizing Geology. 3rd Ed., Wiley Visualizing, New Baskerville, USA, 558p. Press, F.; Siever, R.; Groetzinger, J.; Jordan, T.H. 2006. Para entender a Terra. (Traduação de Rualdo Menegat). Arttmed Edit. SA, Porto Alegre, 656p. PROJETO PIRACENA, Estudo dirigido sobre bacias hidrográficas. (Cartilha ambiental ESSO), disponível em http://www.cena.usp.br/piracena. Teixeira, W.; Toledo, M.C.; Fairchild, T.R.; Taioli, F. 2000. Decifrando a Terra. Editora Oficina de Textos, São Paulo, 557p. (*) Textos adicionais indicados para leitura em aula.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1012

Clique para consultar o oferecimento para ACH1012

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP