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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1053 - Ambiente Terrestre
Terrestrial Environment

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Permitir ao aluno o entendimento das causas que levaram às grandes mudanças paleoambientais na Terra durante o Quaternário, seus efeitos nos ecossistemas e em nossa espécie, seus múltiplos reflexos e suas possíveis aplicações em projeções futuras.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2245911 - Cristiano Mazur Chiessi
 
Programa Resumido
Apresenta as principais causas das mudanças paleoambientais ao longo do Quaternário, discutindo suas conseqüências nos ecossistemas e nas sociedades humanas. Apresenta também conceitos teóricos e práticos relacionados às Ciências da Terra, considerados relevantes do ponto de vista da Gestão Ambiental.
 
 
 
Programa
A disciplina abrange as teorias correntes a respeito das mudanças ambientais que ocorreram ao longo do Quaternário, apresentando suas causas e efeitos, tanto nos ecossistemas como nas sociedades humanas. Apresenta as principais técnicas de datação e métodos de reconstituição paleoambiental, equipando o aluno com uma visão abrangente de seus potenciais e problemas. Apresenta também métodos e técnicas utilizados nas Ciências da Terra com relevância para a Gestão Ambiental em meios tropicais, introduzindo tópicos como processos de intemperismo e geomorfologia.

Os principais tópicos abordados são:

- O sistema climático
- O período Quaternário: Definição e principais características
- Técnicas de datação e indicadores paleoambientais
- As grandes glaciações, suas causas e conseqüências
- As variações do nível do mar no Quaternário
- As mudanças climáticas abruptas
- A variabilidade climática do Holoceno
- Geomorfologia
- Conseqüências das variações climáticas do Quaternário na evolução humana
- As mudanças climáticas das últimas décadas no contexto do Quaternário

A disciplina envolve trabalho de campo, no qual os alunos poderão observar in-situ os principais conceitos apresentados em sala de aula. O trabalho de campo será antecedido por atividades práticas preparatórias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com apresentação de material áudio-visual, seminários sobre temas específicos e aula prática de campo.

Atividades discentes: Participação nas aulas, elaboração de relatório de campo e resumos de bibliografia selecionada.
Critério
Avaliação baseada em duas provas parciais escritas, seminários e relatório de campo.
Norma de Recuperação
Uma prova escrita abrangendo toda a matéria ministrada.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica:

Ruddiman W.F. 2008. Earth’s climate: Past and future. W.H. Freeman and Company, New York, 388 p.
Santos et al. (eds.) 2008. Geomorfologia: Conceitos e Tecnologias Atuais. Oficina de Textos, São Paulo, 320 p.
Sifeddine A., Chiessi et al. 2014. Informações paleoclimáticas brasileiras. In: Ambrizzi T., Araujo M. (orgs.) Base científica das mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho 1 do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas ao Primeiro Relatório da Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas. COPPE, Rio de Janeiro, 126-180 p.

Bibliografia complementar:

Goudie A.S., Parker A.G., 2008. Global environments through the Quaternary: Exploring environmental change. Oxford University Press, Oxford, 359 p.
Souza et al. (eds.) 2005. Quaternário do Brasil. ABEQUA / Holos Editora, Ribeirão Preto, 382 p.
 

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