Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1055 - Planejamento e Gestão Ambiental
Planning and Environmental Management

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Introduzir conceitos e técnicas de diversos tipos de planejamento integrado, tanto para gestão de recursos naturais como na gestão do espaço.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3071663 - Evandro Mateus Moretto
2564153 - Neli Aparecida de Mello Théry
 
Programa Resumido
Visando a interação do aprendizado teórico com a experiência prática, diversas estratégias de ensino-aprendizagem serão utilizadas: aulas expositivas, exercicios e atividades programadas individuais ou em grupos, visitas técnicas para compreensão dos métodos de planejamento e de gestão ambiental. As atividades devem contribuir para que o universitário possa refletir sobre os conteudos estudados: - teorias do planejamento e conceitos basicos; inserção regional; métodos e instrumentos de planejamento, aspectos institucionais; bases legais do planejamento integrado de recursos naturais; modelos de/em planejamento e planejamento ambiental como indutor de sustentabilidade.
 
 
 
Programa
Parte teórica: Teoria do planejamento e conceitos básicos: diagnóstico, planos e planos diretores. Inserção regional. Métodos e instrumentos de planejamento, planejamento por metas. Aspectos institucionais e bases legais do planejamento integrado de recursos naturais. Utilização de modelos de/em planejamento. O planejamento ambiental como indutor de sustentabilidade. Parte prática: Exercícios de planejamento ambiental. Analise de situações reais em areas urbanas e rurais, em ambientes preservados e antropizados, acompanhando a implantação de planos diretores ou de implantação de empreendimentos objeto de licenciamentos ambientais. Excursões para regiões críticas do ponto de vista da ausência de planos ambientais ou para regiões onde ha implantação de , experiências ambientalmente planejadas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e trabalho de campo; utilização de material audiovisual; elaboração, correção e discussão de questões que exijam pesquisas bibliográficas; elaboração de propostas de projetos e ações ambientais; exercícios em sala e em casa. Participação nas aulas, apresentação de seminários, realizações de exercícios e pesquisas bibliográficas. Atividades discentes: Leituras, revisão e pesquisa bibliográficas; realização de exercícios e de seminários; participação nas aulas, apresentação individual ou conjunta de seminários.
Critério
Avaliação baseada em provas, trabalhos, exercícios, seminários.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-GA.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: Cristofoletti, A. (1999). Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Editora Edgard Blüncher LTDA. Cunha, S.G. e Guerra, A. J.T. (2004). Avaliação e Perícia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 5ª. Ed. FONSECA REIS, Ana Carla e Kageyama, Peter (2001) Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de soluções. GEHL, Jan. (2014). Cidades para Pessoas. 2a ed. Perspectiva. São Paulo. ROSS, Jurandyr. (1995). Análises e síntese na abordagem geográfica da pesquisa para o planejamento ambiental. Revista do Departamento de Geografia. ROSS, Jurandyr. (2006). Ecogeografia do Brasil: subsídios para o planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de textos. IBAMA. (1994). Diretrizes de pesquisa aplicada ao planejamento e gestão ambiental. Brasília, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; www.ibama.gov.br. Bibliografia complementar: DAVIES, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006. MICHEL, C. (1995). Sustainability and Policy. Cambridge, University Press. VITTE, Claudete de Castro Silva. (2003). Planejamento urbano, sustentabilidade urbana e qualidade de vida: considerações sobre o significado de cidade e de cidadania no início do século XXI. In KEINERT, Tânia M. M. e KARRUZ, Ana Paula (orgs.) Qualidade de vida: observatórios, experiências e metodologias. São Paulo: Annablume: Fapesp. Revistas e sites oficiais: Revista Estudos Avançados. São Paulo. http://www.iea.usp.br/revista Revista Franco-brasileira de Geografia Confins. Paris. https://confins.revues.org/ http://www.scielo.br/ www.ibama.gov.br http://www.cadernosmetropole.net
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1055

Clique para consultar o oferecimento para ACH1055

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP